Novas pesquisas confirmam que as lentes azuis não fornecem a proteção prometida para os olhos.

Estudos científicos demonstram que piscar os olhos na frequência adequada tem um efeito mais significativo do que o uso de lentes azuis.

Se você foi ao oftalmologista e a uma ótica fazer óculos, é muito provável que tenham sugerido o uso de lentes azuis. Geralmente, aponta-se que essa pode ser uma solução para proteger os olhos dos danos das telas de computadores e smartphones.

No entanto, novos estudos sugerem que, na verdade, as lentes azuis não protegem os olhos como prometem, veja.

Qual a conclusão do estudo?

O estudo em questão foi realizado por cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, em colaboração com pesquisadores da Universidade Monash e da Universidade de Londres. O objetivo principal era determinar até que ponto as lentes azuis realmente contribuem para a saúde ocular ou se são apenas uma narrativa comercial.

LEIA MAIS: 8 sinais não tão óbvios de que você pode ter TDAH e não sabia

Recentemente, os resultados do estudo foram publicados no Cochrane ‘Database of Systematic Reviews’ em agosto deste ano. Para surpresa de muitos, os pesquisadores concluíram que não há evidências concretas dos benefícios desse tipo de lente. Os estudos mostraram que os dados são inconclusivos quanto aos benefícios.

Isso significa que há um interesse comercial maior na circulação dessas lentes, mas sem respaldo científico sólido. Afinal, quem já adquiriu um óculos com lentes azuis sabe que o preço pode ser significativamente mais alto devido a esse recurso. Agora, no entanto, sabemos que esse recurso pode ser facilmente dispensável.

A importância de piscar os olhos

Para reduzir os problemas já comprovados causados pelas telas, talvez a solução seja muito mais simples e econômica do que se pensa. O estudo também indica que o grande problema ao usar telas com frequência é que pisca-se muito menos do que deveria.

LEIA MAIS: Comer melhor para viver mais? Estudo revela o segredo

Isso significa que, se você deseja melhorar a qualidade de seus olhos e visão como um todo, deveria investir mais no ato de piscar. Isso garantirá a lubrificação dos olhos e sua resistência aos efeitos das telas azuis. Além disso, lembre-se de passar um tempo longe das telas à noite, pois é quando elas são mais prejudiciais à saúde ocular.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.