Açúcar ou adoçante? Veja qual opção é mais saudável para você!

Para alguns, adoçante não faz muito bem a saúde e para outros, açúcar é pior para a saúde

Na hora de deixar o suco ou o café mais doce, a gente sempre se pergunta: açúcar ou adoçante? A resposta, porém, depende do que cada pessoa busca em seu estilo de vida.

Qual opção é a mais saudável? Açúcar ou adoçante?

De maneira ideal, o interessante seria não adicionar nenhuma opção para deixar o alimento mais doce. Desta forma, o seu paladar fica treinado a consumir os alimentos na forma natural.
No entanto, como muitas pessoas podem não se habituar, uma das duas opções sempre vem à mente: açúcar ou adoçante. Por isso, conhecer qual é a melhor alternativa vai te ajudar a fazer uma escolha consciente.

Adoçante

Os adoçantes são feitos a partir de processos químicos e podem conter diferentes substâncias, tanto artificiais quanto naturais. Normalmente, quando as pessoas escolhem o adoçante, o fazem pensando na quantidade de calorias ingeridas, que supostamente é menor do que o consumo de açúcar.

Atualmente, os adoçantes são produzidos a partir de diferentes produtos, como o xilitol, aspartame e a estévia.

Ao adicionar o adoçante à dieta, é importante estar consciente de que pode haver mudanças no funcionamento do sistema intestinal, ganho de peso ou desejo por comidas mais doces.

LEIA MAIS: Gordura no fígado pode ser evitada com este poderoso aliado e você não sabia

Açúcar

Diferente do adoçante, o açúcar é considerado um carboidrato simples, conhecido pelo nome científico de sacarose, formado por frutose e glicose.

Embora não tenha o mesmo poder do adoçante para tornar as bebidas mais doces, o açúcar ainda é a melhor escolha para quem deseja ter uma dieta mais saudável, sem perder o sabor doce dos alimentos.

Isso acontece porque o açúcar, dependendo do tipo escolhido pelo consumidor, pode fornecer não apenas a função de adoçar, mas também energia e outras vitaminas, como o açúcar mascavo ou demerara.

Outros tipos de açúcar, como o cristal ou refinado, passam por mais processos químicos e, por isso, devem ser evitados, caso haja possibilidade de trocar o produto na alimentação.

O açúcar, por outro lado, também está associado a problemas cardiovasculares e aumento de peso. No entanto, ainda é a opção mais saudável quando comparada com o adoçante.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.