9 Problemas causados pelo consumo frequente de energético! Confira!

Conheça quais são os principais problemas que podem acontecer por causa do consumo constante de bebidas energéticas

Você sabe o que energético pode causar? Confira neste artigo!

Com a correria do dia a dia e a qualidade de sono cada vez pior, as pessoas estão se sentindo cada vez mais cansadas e o consumo de bebidas energéticas tem sido ainda mais frequente.

No entanto, o uso constante do energético pode causar alguns efeitos colaterais e favorecer o desenvolvimento de diversos problemas de saúde, podendo até mesmo levar à morte.

Dessa maneira, os profissionais de saúde têm começado a alertar sobre o que o energético pode causar e o porquê não é aconselhado que essa bebida esteja frequente no dia a dia das pessoas.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar quais são os problemas do consumo excessivo e o que energético pode causar ao nosso corpo. 

LEIA MAIS: Café faz bem ao fígado? Confira a nova descoberta da ciência!

O que energético pode causar?

O que energético pode causar?

Na maioria das vezes, as bebidas energéticas possuem uma grande quantidade de cafeína, açúcar e substâncias estimulantes, como a taurina, o guaraná e o ginseng. Logo, além de atuar no sistema nervoso central, os energéticos podem favorecer o aumento do açúcar no sangue, insônia, desidratação e perda de nutrientes.

Com isso, os principais problemas que eles podem causar são:

  1. Alterações nos batimentos cardíacos;
  2. Irritabilidade;
  3. Ansiedade;
  4. Distúrbios do sono;
  5. Diabetes;
  6. Hipertensão arterial;
  7. Agitação excessiva;
  8. Obesidade;
  9. Intoxicação.

E quanto à mistura do energético com bebidas alcoólicas?

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm o triste hábito de misturar bebidas alcoólicas com energético. No entanto, essa combinação aumenta as chances de intoxicação e podem causar hiperestimulação do cérebro, podendo causar até mesmo coma e morte em casos extremos.

Uma vez que, a cafeína aumenta a absorção do álcool pelo organismo. Dessa maneira, o indivíduo tende a se sentir embriagado com muito mais facilidade e, caso continue consumindo a mistura por muito tempo, correrá riscos de problemas graves de saúde.

LEIA MAIS: 6 Alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado! Confira!

O que fazer para parar de consumir bebidas energéticas quando isso já se tornou um hábito?

Muitas pessoas percebem uma dificuldade maior de largar as bebidas energéticas, depois de terem um consumo frequente há certo tempo. Isso acontece porque o organismo desenvolve uma determinada dependência da cafeína na corrente sanguínea.

Logo, ele pode produzir alguns sintomas de abstinência com a falta do consumo. Nesse caso, o ideal é reduzir a ingestão aos poucos até parar de vez.

Gostou deste artigo? Confira outros semelhantes aqui no Lê Mundo!

LEIA MAIS: Os 4 principais alimentos prejudiciais ao fígado!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado