O que não pode ir no micro-ondas? Confira alimentos e materiais proibidos!
Alumínio pode ir no micro-ondas? E pão? Veja o que você pode colocar ou não para evitar acidentes
O micro-ondas, com certeza, é um dos melhores amigos de quem tem pressa na cozinha. Multiuso, aquece os alimentos com rapidez e praticidade, além estourar pipoca, entre outros fins. Porém, é muito importante saber o que não pode ir no micro-ondas, entre alimentos e materiais, para evitar acidentes.
Apesar da praticidade, o aparelho pode se tornar uma bomba-relógio na sua cozinha. Acidentes graves acontecem quando a pessoa coloca, por exemplo, marmitas de alumínio para esquentar.
Sem falar nas práticas não muito recomendáveis, por exemplo, descongelar e cozinhar a carne no aparelho. Para garantir a segurança na cozinha, confira uma lista de alimentos e materiais proibidos de ir no micro-ondas.
O que não pode ir no micro-ondas? Confira os materiais proibidos
A depender do material da vasilha ou prato, esquentar no micro-ondas pode provocar incêndios e explosões. Veja uma lista com os tens terminantemente proibidos, sobretudo com recomendações do fabricante.
- Papel alumínio
- Papel comum
- Papel filme
- Louças com decoração de metal
- Sacos de padaria (aqueles de papel)
- Embalagens delivery impróprias para o aquecimento (como aquelas de plástico mole)
- Isopor
- Metais em geral
- Mamadeira com bico
LEIA MAIS: Como limpar o micro-ondas facilmente? 3 dicas simples e fáceis de aplicar!
Por outro lado, há uma lista de materiais entre o que pode ir no micro-ondas, a saber:
- Vidros (refratários e comuns)
- Cerâmica vitrificada
- Louças e porcelanas sem detalhes metálicos
- Plásticos apropriados
- Papel absorvente (por exemplo, papel toalha)
Como vimos, alguns itens proibidos são bem comuns e, ocasionalmente, nos arriscamos a usar para aquecer no micro-ondas. Contudo, podem provocar acidentes graves se utilizados.
Que alimentos podem ir no micro-ondas
Da mesma forma que os materiais, há alimentos que podem ou não ir no micro-ondas. Quer ver só?
Pães
Inicialmente, o pão pode ir no micro-ondas, mas apenas pelo tempo exato do aquecimento. Por ter pouca umidade, esquentá-lo demais pode provocar incêndios. O mesmo vale para o amendoim.
Alimentos com casca, pele ou membranas
Você pode, sim, esquentar o tomate, linguiça, pimentão ou batata no micro-ondas. Mas, antes, precisa perfurá-los para não explodirem durante o aquecimento.
Vegetais folhosos
Alface pode ir no micro-ondas? Até pode, assim como a rúcula, repolho e demais vegetais folhosos. Porém, tenha ciência de que o resultado não é bom, pois o aquecimento faz com que as folhas murchem.
LEIA TAMBÉM: 5 alimentos que NÃO podem ir na Air Fryer – mas você insiste em colocar
Alimentos que não podem ir no micro-ondas
Por outro lado, alguns alimentos e líquidos não podem nem passar perto do aparelho. E acredite, alguns vão te surpreender:
- ovos
- óleo (provoca incêndio por ser inflamável)
- uvas (causa explosões pelo alto nível de água)
- água (entra em ebulição e, consequentemente, explode no interior do micro-ondas)
- pimenta (pela liberação dos gases de poder irritante)
Além disso, não é recomendável descongelar e, em seguida, cozinhar a carne no micro-ondas, ainda que seja comum usá-lo para esquentar. O cozimento não ocorre de forma homogênea, ou seja, você pode até perder a peça de carne.
Você já sabe o que não pode ir ao micro-ondas, mas ainda assim, é importante ter cautela com materiais permitidos. Sempre que colocar uma vasilha para esquentar, certifique-se de que esteja destampada para evitar explosões.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.