Origem da cerveja Lager é finalmente descoberta por equipe de cientistas

A cerveja Lager, que representa cerca de 90% das vendas mundiais, é resultado da união de dois processos de fermentação distintos, no início do século XVII.

A cerveja é uma bebida amada por muitos em todo o mundo, e uma das variedades mais populares é a Lager, de cor dourada, pouco amarga e muito gaseificada. Elas são fermentadas em temperaturas mais baixas e com uma levedura específica.

No entanto, apesar de sua popularidade, a origem da Lager permaneceu desconhecida por muito tempo. Mas, graças a um recente estudo publicado na revista científica FEMS Yeast Research, agora sabemos que a Lager surgiu há mais de 400 anos em uma taverna em Munique, na Alemanha.

Tipo de levedura

A produção de cervejas depende, principalmente, da levedura utilizada no processo de fermentação. A Lager é produzida com o fungo Saccharomyces pastorianus, uma cepa que surgiu entre a primeira e a segunda década do século XVII, através da mistura entre as cepas utilizadas para fazer uma Ale e as empregadas na produção da cerveja escura.

Essa mistura resultou em uma cerveja que era mais resistente ao frio, como as cervejas escuras, mas também fermentava de maneira intensa, como as Ale. Essas características permitiram a produção mais rápida de uma quantidade maior da bebida, o que ajudou a tornar a Lager tão popular.

A cepa S. pastorianus foi descoberta em 1883 na Dinamarca, no laboratório de pesquisa de Carlsberg. Ela recebeu esse nome em homenagem a Louis Pasteur, o cientista que desenvolveu o método de pasteurização. A purificação da cepa permitiu que ela fosse vendida em todo o mundo, o que levou ao declínio de grande parte das outras cervejas.

Em 2016, pesquisadores compararam o genoma de mais de 120 fungos para montar uma árvore evolutiva e descobriram que a S. pastorianus é uma híbrida entre a S. cerevisiae, utilizada na produção de Ales de trigo, e a S. eubayanus, utilizada na produção da cerveja escura.

Primeiro produtor da Lager

Eles também utilizaram uma técnica científica para estimar a idade da cepa, que, de acordo com o estudo, datava do século XVI. Recentemente, inspirado por essas descobertas, um estudo analisou documentos históricos na tentativa de esclarecer a mesma questão. Então, os pesquisadores descobriram que um cervejeiro bávaro que produzia dois tipos de bebida; a Ale e a cerveja tradicional, no início do século XVII, foi o primeiro produtor da Lager.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar“✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.