Ovo branco, vermelho, caipira… Afinal, qual a diferença entre eles? Confira!

Existem alguns tipos de ovos disponíveis no mercado, mas a maior dúvida é se existe alguma diferença entre eles. Hoje vamos te explicar.

O ovo de galinha é um alimento nutritivo, barato, versátil e super simples de preparar, e por isso não pode faltar nas compras do mês. Você pode comê-lo puro ou adicioná-lo em receitas, cuja presença é mais do que obrigatória.

E o brasileiro consome bastante ovo! Por ser uma proteína barata e saudável, o consumo tem aumentado cada vez mais. Em 2020, a Associação Brasileira de Proteína Animal encontrou uma média de consumo de 250 unidades por ano por pessoa aqui no país, e isso é muita coisa.

Sendo o ovo rico em proteínas e de baixa caloria, ele hoje consegue substituir a carne vermelha com a mesma segurança e benefícios. Mas existem diversos tipos de ovos, será que eles são a mesma coisa em questão de nutrientes ou diferem entre si? Veja a seguir.

Diferença de cores dos ovos

Parece mentira, mas a cor dos ovos está de acordo com a cor da galinha. Bem, não necessariamente a cor, mas a raça da galinha, já que é ela quem define a cor de cada animal. Sendo assim, ovos brancos são colocados por galinhas brancas, e ovos vermelhos são colocados por galinhas beges, marrons ou vermelhas.

A cor dos ovos não difere muito em seus nutrientes, sendo que um ovo cozido tem em média 72 calorias, 6 gramas de proteína e 1,4g de gordura. É claro que estes níveis variam de acordo com o tamanho do ovo.

LEIA MAIS: Você sempre cozinhou os ovos da forma ERRADA: este truque irá te ajudar

Ovo de granja

Geralmente, os ovos de granja costumam ser mais baratos, já que as galinhas conseguem produzir mais quantidades. Isso se dá devido à nutrição acelerada, mas que agora recebe mais atenção devido à qualidade do ovo. Recentemente, as granjas têm deixado as galinhas mais livres para melhorar seu bem-estar.

Ovo caipira

Para ser considerado um ovo caipira, a galinha que o colocou deve ser criada solta e com uma ração 100% vegetal. É possível identificar uma cor mais alaranjada na gema devido à alta ingestão de betacaroteno por essas galinhas. No entanto, elas produzem menos ovos, e o valor desse tipo de ovo aumenta.

Ovo orgânico

Para ser considerada uma galinha orgânica, o animal deve ser alimentado apenas com ração orgânica, sem nenhum tipo de agrotóxico, hormônio ou antibiótico. Além disso, ela recebe tratamento fitoterápico e homeopático, com um regime de semiconfinamento.

LEIA TAMBÉM: 4 truques para cozinhar o arroz perfeito e deixar todos com água na boca

Diferenças nutricionais

Dentre os diversos tipos de ovos, o ovo orgânico é o que possui a maior quantidade de proteína, porém, não é uma diferença tão significativa. Além disso, o ovo orgânico possui menos colesterol.

Em relação à cor da gema, quanto mais alaranjada ela for, mais betacaroteno ela possui, contribuindo para uma maior concentração de vitamina A. Porém, conseguimos encontrar nas gemas nutrientes como cálcio e magnésio.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.