Ozempic para emagrecer: é verdade que a medicação tem efeito rebote?
Dentre as opções de medicamentos existem algumas preferidas pelos especialistas.
Alguns medicamentos fazem sucesso por prometer perda de peso de forma rápida e simples. Porém, muitos deles foram desenvolvidos para outras doenças, mas têm influência no peso corporal de quem os toma. Segundo alguns cientistas, o uso contínuo dessas drogas precisa de uma melhor avaliação. Saiba por que as pessoas estão utilizando a semaglutida como recurso para emagrecimento.
Além de medicamentos para emagrecimento, cuidar da saúde física e psicológica é fundamental
Estudos mais recentes, publicados em revistas de alto impacto científico, afirmam que a perda de peso com auxílio de medicação desencadeia a recuperação da massa perdida ao término de uso da droga.
O Dr. Ibiye Owei, professor assistente do Texas Tech University Health Sciences explica o funcionamento de alguns medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA). O principal mecanismo dessas drogas é proporcionar a sensação a saciedade, retardando o esvaziamento gástrico.
Esses medicamentos são para uso de pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais e que estejam enfrentando complicações, como hipertensão ou diabetes tipo 2. Especialistas afirmam que há benefícios no uso da semaglutida para o tratamento da obesidade, bem como para indivíduos com pré-diabetes.
LEIA MAIS: 3 Mitos sobre emagrecimento que você deveria ignorar completamente!
Efeito rebote
As medicações que contêm semaglutida, como Wegovy e Ozempic, têm efeito apenas durante o uso. Alguns estudos comprovam que, após o término da administração do medicamento, as pessoas recuperaram dois terços do peso que haviam perdido. Esse efeito rebote acontece porque o medicamento não é uma cura: ele apenas desacelera o esvaziamento do estômago para que haja um sentimento de saciedade.
Segundo os pesquisadores, os efeitos do uso prolongado da semaglutida não são conhecidos, mas eles ressaltam a importância de se modificar o estilo de vida durante e após o uso do medicamento para evitar o ganho rebote. Modificar a dieta e incluir exercícios físicos na rotina impactam não só na perda de peso desejada, mas também na saúde mental, que faz parte do processo de emagrecimento.
Ozempic, um dos nomes comerciais da semaglutida, é um medicamento injetável também usado para o tratamento de diabetes tipo 2. Estudos comprovaram que seu uso, associado a pequenas mudanças no estilo de vida, é eficaz para a perda de peso.
É importante esclarecer que Ozempic é um medicamento específico para tratamento de diabetes tipo 2. O uso dele para outras finalidades deve ser discutido com o médico, assim como os possíveis efeitos colaterais e riscos associados à sua administração. Assim, seguir as recomendações do médico, ter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente são fundamentais para a perda de peso saudável.
Gostou deste conteúdo? Então acesse o site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!