O Pix com cartão de crédito é uma opção de pagamento que se tornou bastante popular no Brasil nos últimos anos. Essa modalidade permite que o usuário utilize o limite do seu cartão de crédito para realizar transações instantâneas via Pix, pagando apenas na data de vencimento da fatura. Embora seja uma opção conveniente, é preciso tomar alguns cuidados para não se endividar.
Em agosto de 2022, os brasileiros já haviam criado quase 500 milhões de chaves para receber transações via Pix, o que demonstra a popularidade dessa modalidade de pagamento. Além disso, a ferramenta tem sido ampliada, dando origem a novos métodos de pagamento instantâneo, como o Pix Saque e o Pix Troco.
LEIA MAIS: Banco Central divulga ótima notícia para você que faz PIX
Calcule para verificar se as taxas são vantajosas.
Apesar da facilidade oferecida pelo Pix com cartão de crédito, é importante ficar atento às taxas e juros cobrados. Diferentemente dos pagamentos com cartão de crédito convencional, o Pix com cartão de crédito pode envolver juros, que costumam passar despercebidos por muitas pessoas. Por isso, é fundamental fazer as contas antes de optar por essa modalidade de pagamento.
Antes de decidir pela utilização do Pix com cartão de crédito, é importante avaliar se essa é a melhor opção de pagamento para o momento.
É necessário considerar os seguintes itens:
- Se há dinheiro disponível na conta para o pagamento à vista via Pix convencional.
- Se esse pagamento vai comprometer o orçamento.
- E se será possível arcar com as parcelas futuras, caso se opte pelo parcelamento.
Outra dica importante é monitorar a fatura do cartão de crédito. Como os pagamentos via Pix com cartão de crédito caem na fatura, é fundamental acompanhar os gastos de perto para não ser surpreendido com uma fatura maior do que o esperado. Afinal, é importante lembrar que, embora o lojista receba o pagamento na hora, o usuário só paga quando a fatura chegar.
O planejador financeiro da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), Carlos Castro, ressalta que o Pix, mesmo com o cartão de crédito, é análogo a pagar com dinheiro. Por isso, a transação oferece mais abertura para negociação e pode trazer alívio ao orçamento, especialmente em casos de parcelamento.
No entanto, para usufruir desses benefícios, é necessário seguir alguns cuidados e fazer as contas para entender se essa forma de pagamento é viável para a compra ou serviço que se está pagando.
LEIA MAIS: Nubank lança nova ferramenta que te permite aumentar o limite do seu cartão
Avalie se os benefícios valem a pena
- Pondere se essa é a forma de pagamento mais apropriada para você.
- Avalie se as taxas são vantajosas.
- Mantenha um olhar atento na sua fatura de cartão de crédito para evitar surpresas.
- Estabeleça limites de gastos para controlar melhor suas finanças.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar“✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.