Placa Mercosul: veja como identificar a cidade do carro de forma fácil
A implantação da placa Mercosul nos veículos trouxe uma nova maneira de descobrir a cidade de origem dos mesmos.
Desde que as placas de identificação dos veículos foram alteradas para o padrão Mercosul, surgiram algumas reclamações sobre a dificuldade de identificar a cidade de origem do veículo, o que poderia prejudicar as investigações criminais e a aplicação de multas. No entanto, essa informação ainda pode ser facilmente obtida por meio do Sinesp Cidadão, um aplicativo do Governo Federal.
A mudança nas placas Mercosul foi uma medida tomada com o objetivo de padronizar as placas de identificação dos veículos entre os países membros do bloco, facilitando a circulação e a segurança no trânsito. Com essa mudança, a informação sobre a cidade de origem deixou de constar na placa a partir de 2018, dando lugar a um novo sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV).
Como obter a cidade de origem de um veículo com facilidade através das placas Mercosul
No entanto, descobrir a cidade de onde vem o veículo é algo simples de fazer com o Sinesp Cidadão. Esse aplicativo está vinculado ao PIV e ao sistema de Informações de Segurança Pública e permite que qualquer pessoa tenha acesso a informações detalhadas sobre qualquer veículo registrado no Brasil.
LEIA MAIS:
- Quer trocar de carro? Confira opções de SUV’s baratos de até R$ 80 mil
- É seguro carregar o celular no carro? 3 coisas que você deveria saber antes
Para utilizar o Sinesp Cidadão e obter informações sobre um veículo, basta seguir os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo na App Store ou na Play Store,
- Acessar o cadastro do gov.br
- Pesquisar o número da placa do veículo
Ferramenta importante no combate furto/roubo
Ao inserir o número da placa, consegue-se consultar todas as informações do veículo, como a cidade de origem do veículo, alertas de furto/roubo, mandados de apreensão e restrição e desaparecimentos.
O Sinesp Cidadão é uma ferramenta útil para os órgãos de segurança pública, uma vez que permite que eles tenham acesso a informações importantes sobre veículos suspeitos ou envolvidos em crimes.
No entanto, cidadãos comuns também podem utilizar o Sinesp Cidadão para verificar a procedência de um veículo antes de comprá-lo ou para saber se um veículo estacionado em sua rua está regularizado e em dia com as obrigações legais.
Assim, embora as placas de identificação dos veículos não contenham mais informações sobre a cidade de origem, é possível obter essa informação facilmente por meio do Sinesp Cidadão.
Trata-se de uma ferramenta importante para a segurança pública e para os cidadãos, que podem utilizar o aplicativo para obter informações precisas e confiáveis sobre qualquer veículo registrado no Brasil.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar“✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.