5 plantas medicinais que ajudam na cicatrização – Conheça quais são elas!

Saiba porque elas são usadas para cicatrização e qual a melhor forma de aplicação!

Você provavelmente já se deparou com alguma ferida difícil de cicatrizar certo? Muitas vezes, essa dificuldade na cicatrização pode estar relacionada a infecções de bactérias, que atrasam o trabalho feito pelo nosso corpo. Nessas horas, a utilização de algumas plantas e ervas são essenciais, visto que elas são ricas em vitaminas, minerais e compostos ativos que diminuem a quantidade de bactérias, e potencializam o fechamento de feridas.

Dessa forma, conheça logo abaixo as principais plantas que ajudam na cicatrização, e como usá-las!

Plantas que ajudam na cicatrização

Babosa

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma das plantas que tem ganhado maior visibilidade nesses últimos tempos devido a seu importante papel na hidratação e cicatrização!

O gel da folha de babosa possui altas concentrações de antioxidantes como os alcaloides e os indóis, com potente ação antibacteriana, aliviando as feridas da pele.

LEIA MAIS: 5 Plantas que tiram energia ruim e trazem boas energias!

Além disso, o extrato da babosa também possui polissacarídeos que são importantes para cicatrização.

Adicionalmente, o extrato de babosa auxilia a cura de machucados por conta de sua ação anti-inflamatória.

A aplicação do gel de aloe vera sobre pequenas queimaduras tem bons resultados, além de ser um produto que tem pouquíssimas chances de causar alguma reação alérgica.

Canela

A canela é um tipo de condimento já muito utilizado na medicina tradicional, sendo um agente antimicrobiano, antioxidante e anti-inflamatório. Tudo isso é graças a seus componentes ativos, como o cinamaldeído e a quercetina.

Ainda mais, a canela possui atividades hipoglicemiantes, ou seja, diminui a quantidade de açúcar do sangue. Dessa forma, pessoas que sofrem com dificuldades de cicatrização devido a diabetes são beneficiadas.

Eucalipto

O óleo de eucalipto possui vários compostos como o cineol, acetato de geranila, pineno e canfeno, que já são comprovadamente associados no cuidado de queimaduras, bolhas, infecções na pele e até picadas de inseto!

LEIA MAIS: 10 plantas que afastam as temíveis baratas da sua casa

Camomila é uma das plantas que ajudam na cicatrização

Famosa pelo seu chá calmante e bastante saboroso, a camomila possui flavonóides, camazulenos e óxidos de bisabolol, que são conhecidas pelo seu importante papel anti-inflamatório.

Dessa forma, a sua utilização em feridas mais infectadas diminui o nível de inflamação, facilitando bem mais a formação do coágulo e cicatrização.

Alecrim

Outra erva bastante utilizada para produzir chás e receitas é o alecrim. O que muitas pessoas não sabem, é que o alecrim possui diterpeno, ácido fenólico, flavonoides e carnosol, compostos importantes para reduzir o número de bactérias na pele.

Nesse caso, o óleo essencial ou a pomada de alecrim pode ser usada facilmente para aumentar a cicatrização e diminuir inflamação.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em se aprofundar mais sobre o tema, clique aqui e visite nosso site!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado