6 plantas aquáticas responsáveis por purificar a água!

Veja as espécies mais utilizadas e como elas conseguem agir!

Como sabemos, a quantidade de água doce disponível no mundo é escassa. Além disso, muitas delas se apresentam sujas ou poluídas, o que impede o consumo humano. Nesse caso, mesmo com todas as inovações tecnológicas, ainda é difícil que essa tecnologia chegue a lugares mais distantes e isolados.

Com isso, para promover uma maior filtragem de águas, purificando e tornando-a própria para consumo, é possível utilizar algumas plantas que limpam a água. Isso porque, muitas delas têm a capacidade de absorver metais pesados e sujidades, conheça abaixo.

Plantas que limpam a água

Aguapé

Plantas que limpam a água: Aguapé

O aguapé possui raízes longas que são riquíssimas em bactérias responsáveis por absorver muitos dos detritos tóxicos presentes na água.

Nesse processo, as bactérias quebram os compostos tóxicos e assimilam em sua estrutura, permitindo a redução desses itens no meio aquático.

LEIA MAIS:

Alface d’água

Plantas que limpam a água: Alface d'água

A alface d’água é outro tipo de planta aquática que limpa a água de forma natural. Seus próprios constituintes são capazes de purificar locais contaminados por diversos poluentes e gases, sendo facilmente cultivada.

Elódea

Plantas que limpam a água: Elódea

A grande vantagem da elódea é crescer facilmente em locais com pouca luminosidade. A planta consome o limo do fundo de lagos e aquário.

Para isso, basta fazer pequenas mudas da planta, e colocá-las ao fundo do local presa a uma estaca. Rapidamente a planta iniciará o processo de limpeza, absorvendo carbono e despejando oxigênio na água, o que ajuda a equilibrar o local.

Lentilha d’água

Plantas que limpam a água: Lentilha d’água

Ela é um tipo de planta aquática bastante importante na purificação da água, sendo inclusive muito estudada e utilizada no tratamento de esgoto.

Acácia Branca

Acácia Branca

Também chamada de moringa, ela não é um tipo de planta aquática.

Entretanto, possui uma seiva em suas folhas e flores, que, quando triturada e despejada na água, possui a capacidade de decantar os sedimentos e impurezas, levando-os para o fundo de rios, lagos e aquário.

Rabo de raposa

Rabo de raposa

A pequena planta de folhas frágeis quando se desenvolve dentro d’água tem importante papel de limpeza do local, pois consegue absorver de forma bastante veloz as impurezas do local.

Quer descobrir outros conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e conheça nosso site!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado