Por que a aveia é tão boa para a pele? Veja seus benefícios – e como aproveitá-los!

A aveia é um alimento rico em nutrientes que pode fazer muito bem para a sua pele. Veja como utilizá-la além da alimentação.

A aveia é um alimento rico em nutrientes que, quando incorporado a uma alimentação saudável, pode trazer diversos benefícios para a saúde. Além disso, muitas pessoas a utilizam para esfoliar a pele, a fim de tratar irritações e inflamações.

Ela também é considerada um ótimo hidratante para peles secas e pode ser utilizada em conjunto com alguns medicamentos para melhorar a saúde da pele. No entanto, a melhor forma de utilizar a aveia para esses fins é triturada, de preferência a aveia coloidal.

Se você não sabe como aproveitar ao máximo os benefícios da aveia, fique atenta a este artigo, pois vamos mostrar como você pode utilizá-la e quais são os melhores resultados que ela pode proporcionar para a sua pele.

Por que a aveia é tão boa para a pele?

A aveia coloidal é rica em beta glucano, fenóis, sapopinas e óleos, o que lhe confere propriedades antioxidantes e desengordurantes, além de possuir ação hidratante, ajudando a pele a reter mais água.

Além disso, a aveia possui avenantramidas, que conferem propriedades anti-inflamatórias. Estudos indicam que a aveia é um excelente remédio natural para queimaduras solares.

LEIA MAIS: 7 hábitos bobos, mas que fazem a sua pele envelhecer bem mais rápido

Recomendações de uso da farinha de aveia

Conforme mencionado anteriormente, a aveia coloidal é mais eficaz quando utilizada na forma de farinha. De acordo com estudos, existem várias formas de utilizá-la, dependendo dos problemas encontrados na pele.

Um exemplo é o tratamento da secura e coceira, que pode ser feito com cremes à base de aveia coloidal, capazes de restaurar a barreira cutânea, prevenindo ou melhorando a descamação. Além do creme, o banho de aveia também costuma ser eficaz para esses sintomas.

No caso da psoríase, a aveia coloidal também pode ser de grande ajuda para os sintomas, como manchas, coceira e ressecamento. Nesses casos, também é recomendado o banho de aveia ou loções com esse ingrediente.

LEIA TAMBÉM: 3 plantas repelentes para ter em casa e manter os mosquitos bem longe

Como preparar a aveia?

O ideal é moer os grãos de aveia na hora, para obter resultados eficazes. Um liquidificador comum talvez não consiga moer a aveia na forma de farinha, mas já é suficiente para obter algum resultado.

Para o banho de aveia, é necessário ter uma banheira para mergulhar o corpo por alguns minutos nessa mistura medicinal. Basta encher a banheira com água morna e adicionar 1 xícara de aveia coloidal.

Misture a aveia na água até dissolver e depois mergulhe o corpo na mistura por 10 minutos. Após esse tempo, tome um banho normal com água morna para remover a viscosidade da pele e aplique um hidratante corporal para prolongar o efeito.

Se o artigo despertou seu interesse e você quer explorar outros conteúdos similares, acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.