Por que as formigas carregam tantas folhas o tempo todo? Descubra o curioso motivo!

Você já se perguntou por que as formigas carregam folhas em suas costas? Confira aqui o motivo!

É bem provável que você já tenha visto uma grande fileira com várias formigas carregando em suas costas folhas bem maiores que elas. Aliás, essa é uma cena comum, visto que deve haver uma muitas formigas morando em qualquer gramado do seu bairro. Mas você já parou para se questionar por que as formigas fazem isso? Se você quer saber a reposta, acompanhe este artigo!

Por que as formigas carregam folhas?

Se você crê que as folhas que as formigas carregam servem para construir uma cama ou algo do gênero, sinto muito em dizer, mas você está equivocado. Isso porque esses insetos utilizam as folhas para algo impressionante: cultivar um fungo dentro dos seus ninhos. Esse fungo se torna alimento para elas.

As formigas são excelentes agricultoras, isso antes dos seres humanos dominarem a superfície terrestre. De forma rápida, é possível contextualizar que os humanos dominaram a agricultura há cerca de 12 mil anos. No entanto, as formigas já dominam essa arte há 60 milhões de anos.

Ainda, é bem comum acreditar também que as formigas se alimentam das folhas. Mas não, na verdade, o fungo dessas folhas é que se torna o alimento. Além disso, as formigas carregam bactérias em seus corpos e as depositam sobre os fungos para protegê-los.

LEIA MAIS: Conhe̤a 8 insetos perigosos para os gatos РSaiba como proteg̻-los!

Seres civilizados

Quando pensamos no Reino Animal, as formigas estão entre os animais mais civilizados. Elas costumam construir gigantescas metrópoles subterrâneas, que abrigam milhares delas. Além disso, na sociedade das formigas, existe uma ordem social estruturalmente formada e rígida.

Em síntese, suas relações dividem-se em castas: a rainha, casta superior e provedora de todo o ninho; as operárias, que costumam trabalhar na construção e na expansão do ninho, bem como trazer alimentos para alimentar a rainha; e as soldadas, que cuidam da defesa do ninho e escoltam as operárias quando elas precisam se afastar demais do formigueiro.

Além disso, há outras funções e características. Por exemplo, as operárias também são responsáveis por cuidar da limpeza e da organização geral do formigueiro. As soldadas costumam ser bem mais fortes que as formigas operárias. E a rainha é responsável por criar mais soldadas e operárias e manter o formigueiro ativo.

LEIA TAMBÉM: Como formigas e outros insetos conseguem andar no teto? Veja o interessante motivo!

Estoque e mais estoque

Pesquisadores brasileiros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba, publicaram um estudo no periódico Ethology em 2019. Nesse estudo, houve uma descoberta interessante sobre uma das espécies de formigas: a formiga-cortadeira pode sentir mudanças na pressão atmosférica para antecipar climas adversos, como chuvas e ventanias, e mudar completamente a sua estratégia de forrageamento, ou seja, de estoque das folhas.

Conforme as formigas sentem individualmente as possíveis mudanças de clima, elas alteram o nível eficiência das suas tarefas. Com isso, uma a uma, todas passam a trabalhar muito mais rápido e aumentam a produtividade com o intuito de deixar o formigueiro com a maior quantidade de alimento possível.

De fato, as formigas são animais muito mais complexos do que imaginamos, sendo também muito inteligentes e capazes de estruturar sociedades rapidamente.

Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais artigos informativos e curiosidades sobre diversos assuntos!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado