Por que as pessoas gostam de notícias ruins? Entenda o motivo!
Alguns estudos apontam que as noticias negativas são processadas amis rapidamente pelo cérebro. Entenda do que se trata!
É sabido que nós, seres humanos, somos seres sociais, que vivem em grupos e compartilham ideias, conhecimentos, experiências, etc. No entanto, você já parou para perceber que as notícias positivas, embora se espalhem em uma velocidade considerável devido à internet e a expansão da tecnologia, quando o assunto são as notícias ruins, essas acabam atraindo muito mais a curiosidade do público. A resposta para isso, na realidade, é mais simples do que podemos imaginar.
Entenda agora por que as pessoas gostam tanto de notícias ruins!
Por que as pessoas gostam de notícias ruins?
De fato, ao que tudo indica, as notícias ruins causam um impacto bem maior no cérebro das pessoas se comparadas às notícias boas. Isso ocorre, devido ao viés de negatividade do cérebro. Em síntese, o cérebro humano é desenvolvido com uma sensibilidade bem maior a notícias desagradáveis. Em vista disso, esse viés configura-se tão automaticamente que pode ser facilmente detectado já no estágio inicial do processamento de informações do cérebro.
LEIA MAIS: 5 Hábitos ruins para o corpo mas que parecem inofensivos!
Comprovando a existência desse viés, em alguns estudos realizados nessa área, demonstrou-se que as pessoas interagem com sentimentos positivos ao analisar imagens que são positivas para muitos sujeitos, como a foto de uma pizza, de uma Ferrari, etc. Até aí, nada de novo, certo?
Porém, ainda no estudo, quando eram mostradas imagens ruins, como um gato falecido ou um rosto mutilado, o sentimento de negatividade se aflorava. Porém, observou-se que isso acontecia de maneira instantânea e muito mais intensa do que o observado quando as pessoas eram expostas a imagens positivas.
Em vista disso, conseguiu-se perceber que realmente o cérebro humano reage mais rápida e intensamente a estímulos negativos. Ou seja, notícias ruins resultam em um aumento maior na atividade elétrica cerebral, e isso é positivo de certa maneira.
LEIA TAMBÉM: Por que tem sonhos que parecem reais? Descubra as causas!
Isso por que, pensando em uma escala evolutiva, conseguir responder mais intensamente a informações negativas fez — e ainda faz — com que os seres humanos evitassem situações de perigo que provavelmente colocariam suas vidas em risco.
Então, o porquê de as pessoas gostarem de notícias ruins está diretamente relacionado a como nosso cérebro evoluiu com o tempo para nos proteger dos perigos. Deste modo, notícias ruins causam respostas mais intensas em nós seres humanos, causando uma excitação maior que a observada quando se lê uma notícia positiva.
Continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos interessantes como este.