Por que as tatuagens são definitivas? Saiba porque elas nunca mais saem da pele!

Saiba porque as tatuagens são definitivas.

A cada dia que se passa, as tatuagens estão cada vez mais presentes no corpo de muitas pessoas. Seja das mais básicas, como um desenho pequeno no dedo anelar, até as mais complexas, como um animal desenhado nas costas inteiras, essas marcas que ficam no corpo podem ter um significado completamente diferente para cada indivíduo.

Isto porque, existem pessoas que fazem tatuagem apenas por estética e sem significados profundos e, por outro lado, têm pessoas que tatuam o seu corpo por conta de alguns acontecimentos ou pessoas muito marcantes que passaram ou estão em suas vidas.

Sendo assim, talvez você já deve ter se perguntado: mas por que as tatuagens ficam para sempre no nosso corpo? É isso que nós vamos te contar neste artigo. Confira a seguir!

Por que as tatuagens são definitivas em nossa pele?

Antes de tudo, precisamos te falar sobre o processo de regeneração da pele. Isto porque, a nossa pele está em constante processo de regeneração para que as peles mortas sejam eliminadas e as vivas tomem o seu lugar, o que mantém sempre a homeostase em nosso organismo.

E por que mesmo depois de se regenerar, as tatuagens ainda ficam lá?

Acontece que a nossa pele é feita por duas camadas de tecido: a epiderme (camada externa) e a derme (camada interna). Desse modo, por ficar mais exposta aos poluentes ambientais, somente a epiderme está em processo de regeneração constante. Em contrapartida, a derme não se regenera com tanta frequência, já que ela é mais protegida.

Com isso, se alguma ferida ou corte atingir a derme, ela é capaz de se regenerar mas, geralmente, cria apenas uma cicatriz no local afetado. Sendo assim, é por isso que as tatuagens são definitivas e ficam para sempre em nossa pele. Visto que, elas são aplicadas na camada mais interna da pele e não na externa.

Acontece que as máquinas de tatuagem deslocam as agulhas de cima para baixo repetidas vezes. Nisso, elas perfuram a epiderme mas injetam tinta apenas na derme. Isso explica também o fato de o processo de tatuar ser tão doloroso, já que as agulhas precisam alcançar a camada mais interna da pele.

Além disso, é muito comum as tatuagens perderem um pouco da sua tonalidade com o passar do tempo, já que, a derme está se reparando lentamente. Mas, se a pessoa tiver os cuidados necessários, as tatuagens ficam acesas por bastante tempo, sem precisar de retoques.

Gostou deste artigo? Confira outros conteúdos semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado