Por que as garrafas de vinho têm 750 ml e não 1 litro? Descubra a razão!

Descubra o motivo do volume enigmático do vinho comercializado atualmente.

Certamente, você já deve ter se perguntado se existe algum motivo especial para que o padrão das garrafas de vinho seja 750ml em vez de 1l ou 500ml. O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo, e sua forma de comercialização atual recebeu influência de dois países durante a Idade Média, a França e a Inglaterra. Descubra neste artigo o motivo curioso que levou ao padrão atual de 750ml da garrafa de vinho.

Teoria sobre as garrafas dessa bebida

Existem várias hipóteses para explicar o porquê de as garrafas de vinho terem 750ml de capacidade, inclusive, algumas bem irreverentes como a dos sopradores de vidro. Essa teoria divertida relata que o padrão das garrafas surgiu no século XVIII, quando os produtores de vinho perceberam a importância de se armazenar o vinho em garrafas de vidro.

Naquela época, as garrafas de vidro eram feitas por sopradores de vidro. A força pulmonar deles era obviamente limitada, o que permitia a fabricação de garrafas de até 650 ou 750ml de tamanho. Por isso, decidiram utilizar a maior entre elas, a de 750ml. Mas essa não é a única teoria relacionada às garrafas de vinho.

Outra menos criativa, porém mais aceita, é a de que, no século XIX, os ingleses grandes consumidores de vinho e, na época, importavam a bebida da França. No entanto, eles compravam a bebida por galão (equivalente a 4,5l) e os franceses passaram a vender e exportar o vinho em caixas contendo 6 garrafas de 750ml cada. Dessa forma, as negociações se tornaram convenientes para os dois países.

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Por que os fabricantes continuam vendendo em garrafas de 750ml?

A seleção da garrafa de vidro de 750ml foi realizada há séculos, e a indústria do vinho continua usando-a até hoje. Apesar de parecer uma decisão relacionada ao próprio vinho ou à melhor forma de armazenar, envelhecer e preservá-lo, a realidade é que o motivo por trás das garrafas de 750ml perdurarem até hoje é um só: o marketing.

Devido à longa história de armazenamento de vinho nesses recipientes, muitos consumidores associam o próprio recipiente a um bom vinho. Como Curtis Phillips, editor sênior da Wine Business Monthly, observa: “a forma da garrafa diz, ‘o meu vinho se iguala com aquele grande vinho da Antiguidade'”.

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