Por que Whey dá espinha? Veja aqui se o suplemento causa acne!
A Acne é uma condição bem comum de pele que acaba causando espinhas, especialmente no rosto! Entenda se o Whey Protein interfere nisso!
No mundo todo, muitas pessoas sofrem com problemas de espinhas que, na verdade, são as acnes. E às vezes mesmo fazendo atividade física, o uso de proteínas como o Whey parece piorar o quadro. Mas, será por que Whey dá espinha? Seria isso verdade? Confira!
De fato, a Acne é uma condição bem comum de pele, especialmente no rosto, nos ombros e nas costas das pessoas, bem como no peito/tórax. Além disso, é importante destacar que essa condição é mais comum entre os adolescentes, podendo afetar também, obviamente, sujeitos das mais variadas idades.
Nesse sentido, é importante enfatizar, também, que existem muitos fatores que acabam contribuindo para a proliferação da acne, incluindo nessas possibilidades a genética, o estresse e os níveis hormonais flutuantes. Além disso, também existem os gatilhos relacionados a alimentos que podem ajudar a desenvolver isso, principalmente os laticínios, embora este elo permaneça controverso.
Qual é a ligação entre os laticínios e as acnes?
De fato, a dieta pode surtir um grande efeito no desenvolvimento da acne, ainda mais com produtos lácteos que muitas vezes são entendidos como um contribuinte chave para desenvolver essa lesão de pele.
Em vista disso, uma revisão feita em cima de 14 estudos, conseguiu encontrar uma ligação significativa entre o desenvolvimento de acne e o leite, agravando-se entre os adolescentes e os adultos. Todavia, vale enfatizar que esses estudos não foram experimentais, e sim observacionais, o que pode dizer que não prova uma relação de causa e efeito efetivamente concreta.
No entanto, em ambos os casos, o consumo do leite e de produtos que possuem laticínios pode sim acarretar o desenvolvimento de acne devido a um hormônio bem semelhante à insulina 1 (IGF-1). Não obstante, é importante salientar que nem todos os laticínios mostraram ligações diretas entre o desenvolvimento de acne, ficando de fora dessa estimativa o queijo e o iogurte.
LEIA MAIS:
- Por que fortalecer o core? 10 razões mais importantes que a barriga definida!
- 4 coisas que acontecem no seu corpo quando você para de tomar leite! Confira!
Por que Whey dá Espinha? Qual a relação entre a acne e a proteína do leite?
Para aqueles que não sabem o que é, o Whey protein é um das proteínas primárias que é encontrada no leite. Em vista disso, a proteína do leite é a parte líquida do leite que acaba se separando durante a produção do queijo, por exemplo.
Desse modo, essa parte que é separada passa a ser transformada em pó de proteína de soro de leite, e o soro passa por um processo de filtragem e também de secagem de várias etapas até transformar esse líquido no Whey Protein.
Em vista disso, dado que o Whey Protein é feito a partir do soro do leite, e possui uma ligação óbvia com laticínios, muitas pessoas acreditam que esse suplemento possa causar acnes nas pessoas que o utilizam para malhar.
No entanto, é importante deixar claro que tudo que temos até então acerca do Whey e a ligação dele com a acne são alguns relatos de fisiculturistas que afirmaram desenvolver acne com a utilização desse suplemento.
Ou seja, não existem evidências fortes que efetivamente comprovem que o Whey possa causar acne nos atletas e nas pessoas que utilizam esse suplemento pelo simples fato de ser derivado do soro do leite.
A acne pode ser passada geneticamente?
De fato, um estudo conseguiu apontar que 81% das pessoas estudadas que tinham acne possuíam histórico de acne na família.
Na realidade, acredita-se que alguns sujeitos podem acabar desenvolvendo acne ao comerem certos alimentos, como se fosse uma reação do próprio corpo a determinadas substâncias.
Além disso, a pele oleosa e ambientes úmidos, bem como interrupções hormonais podem acabar gerando acne na pele.
Outro fator que pode contribuir para o agravamento da acne são noites mal dormidas ou dietas baseada em quantidades significativas de gordura trans e saturadas, bem como um alto teor de açúcar no consumo diário.
Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!