Pele seca te traz sofrimento? Veja os 5 motivos e saiba tratá-los corretamente!
Se você cuida da sua pele, mas ainda assim ela permanece ressecada, as causas podem ser completamente inesperadas
O ressecamento da pele é uma das principais causas de coceira, descamação e rachaduras. O motivo para a pele seca pode parecer óbvio: a falta de hidratação; porém, a desidratação da pele pode estar relacionada a motivos surpreendentes.
Embora seja uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades e em diversas partes do corpo, costuma ser uma situação incômoda. Apenas o uso de hidratantes nem sempre resolve o problema, é importante descobrir as causas que, muitas vezes, passam despercebidas.
Confira 5 causas para o ressecamento da pele
1. Fragrâncias
O uso de fragrâncias pode causar irritação na pele, principalmente em peles com histórico de ressecamento, resultando na piora da condição cutânea. Por isso, se você já possui pele seca, evite desodorantes ou produtos de skincare que contenham fragrâncias. O motivo? O perfume desses produtos é a principal causa de dermatite de contato e o uso contínuo deles deixa a pele sensibilizada.
2. Sabonete em barra
Alguns tipos de sabonete conseguem remover todo o óleo natural da superfície da pele e do couro cabeludo, causando o ressecamento. Por isso, é importante escolher com cuidado os sabonetes de limpeza facial e corporal: quando possível, dê preferência a loções de banho hidratantes em vez do sabonete em barra.
LEIA MAIS: 4 Hábitos inofensivos que prejudicam MUITO o seu treino – Confira!
3. Água dura
Você conhece o termo “água dura”? A água é chamada assim quando possui uma alta concentração de minerais, como magnésio e cálcio. Esses minerais formam uma barreira na pele, impedindo que ela absorva a hidratação necessária. Para resolver o problema, invista em um bom sistema de filtração de água e utilize produtos contendo vitaminas A e C.
4. Banhos quentes e prolongados
Pode ser tentador passar mais tempo no chuveiro quando o assunto é banho quente, especialmente nos dias frios ou depois de um dia longo. Mas saiba que esse hábito pode deixar sua pele ressecada. Para evitar que isso ocorra, tome banhos de, no máximo, cinco minutos com água morna e após o banho utilize hidratante corporal com a pele ainda úmida.
LEIA MAIS: 5 Chás que combatem os gases intestinais e aliviam o desconforto rápido!
5. Baixa umidade
A baixa umidade do ar dentro de casa pode ser tão prejudicial para a sua pele quanto fora dela. Principalmente no inverno, é importante reforçar a umidade no ambiente para evitar sintomas como ressecamento da pele, de mucosas e dor de cabeça. Utilize umidificadores para manter os níveis de umidade entre 30 e 50% e tenha um creme de hidrocortisona 1% sempre à mão.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!