Dormir durante o dia pode fazer mal? Confira!

Confira o que diz a pesquisa sobre esses benefícios.

Pesquisadores da Universidade Federal dos Urais (UrFU) e da Universidade de Tübingen (Alemanha) resolveram investigar os efeitos do sono em relação à formação e consolidação de memórias de medo e sua repercussão na memória de longo prazo. Então, foi possível perceber que um cochilo durante o dia, mesmo que seja curto, consegue aumentar a memória das pessoas para eventos angustiantes e perturbadores, como medo, trauma emocional e ansiedade.

Dessa forma, segundo o estudo, seria benéfico para as vítimas não dormirem após sofrerem um tipo de trauma. Visto isso, ao longo do conteúdo deste artigo, você entenderá um pouco mais sobre essa pesquisa e a influência do sono na memória das pessoas.

Para que serviu essa pesquisa

As descobertas na pesquisa foram bem úteis para o desenvolvimento de estratégias utilizadas na reabilitação daqueles que sofreram algum tipo de trauma emocional em consequência de algum evento violento ou algum tipo de desastre natural. Essa pesquisa foi publicada pela revista Cognitive Affective & Behavioral Neuroscience.

LEIA MAIS: O seu padṛo de sono pode explicar as suas habilidades especiais РConfira!

Benefícios de dormir durante o dia

A consolidação da memória é um processo onde as memórias de curto prazo são transferidas para as memória de longo prazo. Na maioria das vezes esse processo acontece quando estamos dormindo.

Inúmeros outros estudos, também sobre o hábito de dormir, mostraram que dormir após aprender pode trazer mais benefícios do que se você permanecer passivamente acordado. Isso acontece por conta da reativação de memórias importantes, que muitas vezes podem repercutir nos sonhos.

Porém, nenhum estudo realizado até hoje conseguiu analisar se o sono melhora a memória do medo nas pessoas. Dessa forma, o estudo publicado pela revista Cognitive Affective & Behavioral Neuroscience, tentou lançar luz sobre o que acontece com as memórias de medo após um período de sono e vigília.

LEIA MAIS: 10 dicas para melhorar a memória com hábitos simples

Segundo um especialista no assunto, entender os efeitos do sono em situações em que há um trauma emocional é algo de grande importância para ser possível desenvolver estratégias eficazes para lidar com vítimas que passaram por algum momento difícil ou possuem pânico, ou transtorno de estresse pós-traumático.

Além disso, as pesquisas sobre o impacto do sono na saúde mental das pessoas são importantes porque o sono tem um papel fundamental na regulação do humor, cognição, e bem-estar emocional. Assim, elas podem ajudar a desenvolver intervenções eficazes para melhorar a saúde mental das pessoas e prevenir problemas futuros.

Gostou deste conteúdo? Então, se inscreva no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado