Projeção astral: como a ciência explica as experiências fora do corpo?

A projeção astral, fenômeno de viagem extracorpórea experimentado por aproximadamente 10% da população, é tema de debates e pesquisas científicas que buscam explicar suas causas.

A projeção astral, também conhecida como viagem extracorpórea, é um fenômeno que desperta interesse tanto no campo científico quanto no religioso. Atingindo cerca de 10% da população mundial, essa experiência enigmática é objeto de estudo em diversas pesquisas, com o objetivo de desvendar suas origens e significados.

Ciência e religião debatem a origem dessa sensação

Você já ouviu falar de projeção astral? Cerca de 10% da população mundial experimenta esse fenômeno, o qual desempenha um papel significativo em diversas religiões e filosofias, já que as pessoas o interpretam como uma viagem extracorpórea.

Além disso, desperta o interesse de diversos cientistas, sendo que centenas de pesquisas buscam explicar sua origem. Este é o caso do mais recente estudo publicado pela revista Neuron, que traz mais esclarecimentos sobre o tema.

LEIA MAIS: Mesmo sem perceber, esses 6 signos do zodíaco são vistos como os mais chatos!

Quando essas experiências de projeção astral ocorrem?

No geral, a maioria das pessoas que experimentam esse fenômeno estão sob algumas condições bem específicas. Entre elas, estar sob anestesia ou em um episódio de paralisia do sono são as mais comuns, mas também pode ocorrer durante um cochilo simples.

Quando isso acontece, elas sentem que estão se afastando do seu corpo físico, flutuando e o observando de cima – esse fenômeno é a projeção astral. Em alguns casos, os indivíduos relatam ter a capacidade de percorrer longos caminhos, como viajar para a casa de parentes ou flutuar pela vizinhança.

Segundo pesquisadores da Universidade de Stanford, isso ocorre devido ao precúneo anterior, uma pequena parte do cérebro responsável pela sensação de pertencimento ao corpo.

Como ocorreu a pesquisa?

Em essência, oito voluntários receberam estímulos elétricos na região do precúneo, e todos eles demonstraram respostas intrigantes. Embora não tenham relatado uma experiência extracorpórea, todos tiveram sensações semelhantes às do consumo de psicodélicos.

LEIA MAIS: Surpreendente! É isto o que acontece no seu corpo após um mês sem álcool

Logo, foi possível observar que essa região é responsável por construir a identidade de um indivíduo. Isso ocorre porque ela opera de maneira separada dos pensamentos e da consciência, então quando é estimulada, as pessoas sentem que estão se afastando de seus corpos.

Inclusive, algumas pessoas praticam para ter essa sensação de forma repetida, buscando compreender melhor como funciona a projeção astral. Para isso, é necessário entrar em um estado semelhante ao da meditação, onde é possível dissociar esse ‘eu’ do corpo e, com isso, realizar a projeção astral.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.