8 alimentos que você não come sem saber que são ultraprocessados

Estes produtos trazem riscos à saúde pública.

As principais características dos alimentos ultraprocessados ​​são alto teor de sal, excesso de açúcar ou gordura e presença de intensificadores de sabor e agentes de textura. Existem inúmeros alimentos com ingredientes artificiais que nem deveriam estar na mesa dos brasileiros. Mas como identificar quais alimentos são ultraprocessados? Descubra a seguir.

O que são alimentos ultraprocessados?

Alimentos ultraprocessados ​​podem ser atraentes, saborosos e convenientes para comer. Além disso, facilidade de acesso e baixo custo estão entre as razões pelas quais esse tipo de produto é muito popular.

O Ministério da Saúde já alertou e alerta constantemente sobre a ingestão desses alimentos desbalanceados, uma vez que, como mencionado, possuem alto teor de gordura, açúcar e sódio. Aliás, o consumo desses alimentos está diretamente ligado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Além do câncer, esses alimentos podem causar doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e depressão, criando um vício no organismo e reduzindo a rotina alimentar a uma dieta com baixíssima qualidade nutricional.

Para diferenciar os diversos tipos de alimentos, basta ler os rótulos das embalagens:

  • In natura: são alimentos derivados diretamente de plantas ou animais sem que tenham sofrido qualquer alteração;
  • Processado: produzido industrialmente, com adição de sal, açúcar ou qualquer outro produto que faça a data de validade se estender e que seja visualmente atraente;
  • Ultraprocessado: formulações industriais produzidas em diversas etapas de processamento, o que torna esses alimentos desequilibrados nutricionalmente, uma vez que são fabricados em laboratórios.

LEIA MAIS: Quer viver mais? 8 alimentos para incluir – ou retirar de vez – da sua alimentação!

Quais são os alimentos ultraprocessados?

Às vezes, consumimos alimentos ultraprocessados diariamente, sem nem imaginar o quão nocivos são para a saúde. Por serem alternativas práticas, fáceis e de baixo custo, o consumo se torna maior, o que consequentemente aumenta o desenvolvimento de doenças no organismo.

Exemplos de alimentos ultraprocessados:

  • Bebidas açucaradas, como sucos de caixa e refrigerantes;
  • Salgadinhos e biscoitos recheados;
  • Carnes processadas, como salsicha, bacon e hambúrgueres;
  • Chocolate;
  • Macarrão instantâneo;
  • Barras de cereal e cereais matinais;
  • Refeições prontas, tipo lasanha ou pizza;
  • Shakes para substituir refeições.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado