Quais plantas espantam mosquitos? Veja 16 espécies para resolver seu problema!
Espécies que decoram e afastam insetos indesejáveis do seu lar, doce lar
Você sabia que existem plantas que funcionam como verdadeiros repelentes para mosquitos? Pois é, um verdadeiro alento para acabar com o barulhinho do inseto ao pé do ouvido e, mais ainda, os riscos de doenças que as picadas trazem. Saiba quais são as plantas capazes de espantar mosquitos e, ainda, decorar sua casa.
Ainda que o impulso de usar repelentes e sprays seja maior, soluções naturais, como as plantas, são alternativas mais agradáveis para contornar o problema. E elas funcionam devido aos óleos essenciais presentes que exercem o papel de repelente e, de quebra, aromatizam o ambiente.
Quais plantas espantam mosquitos?
Citronela
A citronela é uma das plantas mais famosas no papel de espantar insetos, tanto que é um ingrediente natural usado em repelentes. A fragrância, muito presente também em velas aromatizantes, pode ser agradável aos humanos, mas os insetos odeiam!
A planta demanda baixa manutenção, é resistente à seca e pode ser cultivada tanto em vasos quanto diretamente no solo. Como requer sombra parcial, é bastante indicada para casas ou apartamentos com varanda.
Lavanda
A lavanda ou alfazema é daquelas plantas que servem para decorar, relaxar e, agora, espantar insetos! As flores roxas, brancas ou rosadas de fragrância deliciosa têm um óleo essencial potente contra traças, moscas e pulgas.
Resistente, a planta precisa de sol e drenagem, ainda que prefira solo mais seco. Para ajudar no crescimento, deixe um pouco de flores secas no pé.
Catnip
O catnip deixa seu gatinho mais calmo e, graças à nepetalactona, presente nas folhas da Nepeta, afasta os mosquitos. Aliás, trata-se de um repelente ainda mais eficaz do que muitos produtos químicos.
A planta, que é da família da menta, se desenvolve melhor no sol e regas regulares. Fácil de cuidar, gosta de luz solar e lugares mais arejados. Por isso, o período ideal de plantio é durante o verão.
LEIA MAIS:
- 5 Plantas que tiram energia ruim e trazem boas energias!
- 10 plantas que afastam as temíveis baratas da sua casa!
Erva-cidreira
Também pertencente à família da hortelã, a erva-cidreira é uma das plantas que espantam os mosquitos, graças ao aroma cítrico de limão nas folhas. Por isso, até podem ser usadas como temperos. As folhas secas são usadas para fazer chá.
O ideal é cultivar em área parcialmente sombreada, mantendo o solo úmido, mas não encharcado, para o melhor crescimento.
Calêndula
A calêndula é uma flor alegre que, seja qual for sua variedade – amarela, dourada, branca ou laranja – vai decorar sua casa e afastar mosquitos. Fácil de cultivar, pode ser plantada em vasos e mantida onde receba luz solar.
Sempre espere o solo secar antes de voltar a regar e, para incentivar o crescimento, apare as flores secas regularmente.
Manjericão
Muito usado em temperos, o manjericão também é uma planta ótima para espantar mosquitos. Isso se dá devido ao aroma forte que as folhas soltam. Outra vantagem é que, ao ser cultivada perto de outras plantas, como tomate, as ajuda a crescer.
Para cultivar, mantenha o solo úmido e fertilizado, e apare as flores porque ele para de crescer quando floresce. A planta também gosta de bastante luz solar.
Poejo
O poejo também pertence à família da menta e sua forte fragrância serve como repelente natural. Contudo, é preciso cuidado porque a erva é tóxica para crianças e animais. Logo, deve ser mantida em casos sob o sol e em solo úmido, mas longe do seu alcance.
Hortelã-pimenta
Mais uma planta da família da menta que espanta mosquitos, a hortelã-pimenta tem fragrância bastante desagradável para os insetos. A erva também tem usos culinários. A planta deve ser cultivada em local parcialmente sombreado e com regas regulares.
LEIA MAIS:
- Qual é o melhor horário para regar as plantas? Confira!
- Conheça 6 espécies de plantas responsáveis por afastar a inveja!
Gerânio
O gerânio tem flores coloridas e uma deliciosa fragrância nas folhas, o que é ótimo para repelir insetos. O melhor nessa função é o gerânio perfumado com perfume de limão, similar à citronela.
A planta deve ser cultivada em local onde receba sol, regas regulares (mas, com solo seco antes de repetir), sem tanta preocupação com fertilização.
Alecrim
O alecrim é versátil e, além do uso culinário e decorativo, ainda é uma das plantas que espantam os mosquitos, traças e moscas, graças à fragrância amadeirada. Clima quente e seco é mais favorável ao seu crescimento, além do que pode ser cultivado em vaso.
Capim-limão
O capim-limão (que não é a mesma coisa que erva-cidreira) é muito popular na culinária asiática. Bem parecida com gramíneas, tem fragrância e sabor de limão, um cheiro cítrico que agrada humanos, mas espanta insetos.
Recomenda-se plantar em área que receba luz solar, solo úmido e fertilizado regularmente.
Monarda
A monarda é uma planta que dá flores lindas para o seu jardim e excelentes como repelentes naturais. Conhecida como bálsamo de abelha, a flor atrai abelhas, borboletas e beija-flores, mas graças ao aroma de menta e ervas, mantém insetos nocivos afastados.
A fragrância é liberada quando você esmaga as folhas. O bálsamo de abelha cresce bem em ambientes iluminados, embora prefira a sombra nos períodos mais quentes do ano. Mantenha o solo úmido regularmente para que a planta floresça no período certo.
Agerato
O agerato produz uma porção de florzinhas roxas e a capacidade de repelir insetos se dá pela cumarina. Como é de baixa estatura, favorece o plantio em vasos, desde que seja regada regularmente e mantida em ambiente parcialmente iluminado.
Porém, mantenha a planta longe de animais de estimação e crianças, pois a cumarina também é tóxica.
Cambará
O cambará dá flores lindas que atraem insetos e aves polinizadores, mas mantém longe os mosquitos. Climas quentes favorecem o crescimento da planta, por isso, ela se desenvolve bem em locais ensolarados, de solo árido ou semiárido.
LEIA MAIS:
- 5 plantas medicinais que ajudam na cicatrização – Conheça quais são elas!
- 6 plantas aquáticas responsáveis por purificar a água!
Funcho
O funcho é uma planta parecida com a samambaia, de brotos largos que serve tanto para decoração quanto para fins terapêuticos. E, agora, você sabe que ela entra no rol de plantas que espantam mosquitos, embora sirva de abrigo para os casulos de borboleta.
A planta se desenvolve melhor quando cultivada em áreas que recebam luz solar parcial e tenham solo fértil.
Eucalipto
Por fim, o eucalipto, planta nativa da Austrália que aromatiza o ambiente, enfeita o quintal, deck ou pátio e ainda repele insetos nocivos. Nativa da Austrália, não se adapta ao clima frio e pode ser cultivada em vasos, com terra fertilizada e recebendo luz solar regular.
A dica é cultivar plantas que espantam os mosquitos onde há maior circulação de pessoas. Assim, evita que os insetos incomodem moradores e visitantes. Dependendo da espécie escolhida, dá até para usar na cozinha como temperos, chás e infusões.
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.