Quer turbinar seu cérebro? Veja 5 exercícios físicos para deixar sua mente mais afiada!

A prática regular de exercícios físicos ajuda na memória, raciocínio e, sobretudo, reduz os riscos de demência

Quem cuida da própria saúde bem sabe que, normalmente, aquilo que faz bem para o coração também é ótimo para o cérebro. Sendo assim, nada mais óbvio do que associar a prática de atividades físicas a uma mente mais saudável. Por isso, trouxemos uma lista com cinco exercícios bons para o cérebro que vão deixar sua mente muito mais afiada.

Só para ilustrar, praticar regularmente alguma atividade física reduz o risco de demência pela liberação de níveis mais altos de proteínas cerebrais. Consequentemente, há uma melhora nas conexões entre os neurônios e, assim, otimiza tanto a memória quanto cognição.

Um dos motivos prováveis para isso é a promoção das sinapses saudáveis pelas atividades físicas. Em outras palavras, formam-se pequenos bolsões entre os neurônios que permitem sua comunicação. E os benefícios disso são colhidos mesmo quando você começa a praticar exercícios bons para o cérebro em uma idade mais avançada. Ou seja, nunca é tarde para começar!

LEIA MAIS: 4 Mitos e verdades sobre musculação e emagrecimento que você deveria saber!

5 exercícios bons para o cérebro que deixam sua mente mais afiada

Inicialmente, qualquer atividade física faz bem para o cérebro, desde uma simples caminhada até exercícios mais avançados. Contudo, destacamos os seguintes:

Aeróbica

Os exercícios aeróbicos aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e o tamanho do hipocampo, região envolvida na memória verbal e aprendizado. Estudos mostraram que idosos praticantes de aeróbica, ainda que moderada, tiveram melhorias na memória, planejamento e habilidades organizacionais.

Treinamento com pesos

Treinamento de força também são exercícios bons para o cérebro porque ajudam a prevenir que o hipocampo de idosos diminua de tamanho. Só para ilustrar, quando compararam os efeitos de exercícios de resistência e força em dois grupos de idosos, aqueles que treinaram com peso demonstraram melhores resultados na memória e cognição.

Isso é resultado do foco da pessoa na forma e na execução de movimentos específicos, exercitando os circuitos neurais no cérebro.

A ioga é excelente exemplo de exercícios bons para o cérebro

A ioga meditativa, ainda que praticada semanalmente ou em poucos minutos diários, melhora tanto a memória verbal (capacidade de lembrar listas de palavras) quanto a visual-espacial (capacidade de encontrar e lembrar locais). São mudanças ocorridas, sobretudo, quando praticamos movimentos.

Deste modo, aprendemos novas habilidades e criamos novos caminhos neurais.

Tai Chi

Você já viu grupos praticando tai chi no parque? Principalmente com pessoas mais velhas? Este é um dos exercícios bons para o cérebro, inclusive afetando positivamente o córtex pré-frontal, onde ocorre o pensamento de alto nível. A atividade também melhora o raciocínio, planejamento, resolução de problemas e memória.

Tais benefícios se dão sobretudo porque o exercício combina foco mental e movimento. Em outras palavras, o cérebro precisa pensar no que segue enquanto o corpo permanece ativo.

LEIA TAMBÉM: 7 maneiras de limpar as energias ruins da sua casa – Confira!

Dança é um dos exercícios bons para o cérebro e coração

A dança, sem dúvidas, é uma das melhores atividades físicas que existem! Além de movimentar o corpo e deixar a gente mais feliz, ela reduz o risco de demência e melhora a função cognitiva, sobretudo em pacientes com demência.

Além destes exercícios físicos bons para o cérebro, o próprio fato de ficar mais tempo em pé do que sentado ajuda no desenvolvimento da memória, sabia? Mas, se a ideia é praticar atividades após um tempo de sedentarismo, comece devagar para evitar lesões.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.