Reduzir uso de redes sociais a 30 minutos turbina saúde mental, diz estudo!
O uso exagerado das redes sociais pode aumentar os sintomas de ansiedade, depressão e solidão, mas há uma forma de diminuir isso!
As redes sociais facilitam muitas coisas em nosso dia a dia. Hoje, com apenas alguns cliques, podemos nos conectar com milhares de pessoas ao redor do mundo sem sair do lugar.
No entanto, essa tecnologia tem um lado negativo que impacta a saúde mental de muitos usuários. Estudos revelam que o uso prolongado das redes sociais pode despertar sentimentos de depressão, ansiedade e solidão.
De maneira irônica, mesmo estando conectados globalmente, muitas vezes nos sentimos mais sozinhos do que nunca. Como lidar com essa situação em um mundo altamente tecnológico como o nosso?
LEIA MAIS:Conheça o lado menos nobre da mente humana e suas consequências
Como reduzir a solidão no mundo digital
Um estudo com 230 estudantes universitários mostrou que passar apenas 30 minutos por dia nas redes sociais pode diminuir os sentimentos negativos mencionados anteriormente, mesmo com o uso de aplicativos de controle de tempo.
Mesmo que a redução não seja tão intensa e que o tempo de uso seja superior a 30 minutos, os pesquisadores enxergam benefícios em criar hábitos mais saudáveis para a mente.
Os riscos do uso excessivo das redes sociais entre os jovens
A American Psychological Association e o US Surgeon General alertaram sobre os perigos do uso exagerado das redes sociais entre os jovens e os impactos negativos na saúde mental dessa faixa etária.
Embora o processo de diminuir a exposição às redes sociais possa ser desafiador no início, com o tempo, a sensação de orgulho, produtividade e conexão com a realidade tende a se fortalecer.
Estudos realizados em apenas duas semanas já indicam benefícios para a saúde mental ao limitar a exposição às redes sociais. Acredita-se que, a longo prazo, o autocontrole pode gerar resultados ainda mais positivos.
LEIA MAIS: 4 características de quem tem medo de mudanças – será que você também tem?
Como aplicar essas mudanças na prática?
Algumas redes sociais já possuem ferramentas de alerta de tempo de uso, assim como outros aplicativos disponíveis que têm a mesma função. A redução não precisa ser radical, como no estudo citado, mas é fundamental observar os sentimentos envolvidos nessa transformação.
Mudanças graduais podem ser suficientes para aliviar sintomas que afetam a saúde mental, promovendo sensações mais agradáveis e melhorando o bem-estar psicológico, especialmente para aqueles que enfrentam transtornos mentais.
Ficou interessado neste conteúdo? Então, não deixe de conferir todas as novidades acessando o site do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.