Regras básicas e práticas de acentuação que você deveria saber – não erre mais

Se você tem dificuldade em acentuar as palavras na hora de escrever, venha conhecer estas regrinhas básicas que vão te ajudar bastante.

A língua portuguesa é de longe uma das mais difíceis de se aprender, e um dos motivos é a acentuação. Muitos brasileiros não sabem acentuar corretamente as palavras, pois há diversas regras para se memorizar.

Porém, é de extrema importância saber acentuar as palavras conforme a norma culta, pois qualquer processo seletivo hoje em dia exige uma prova de português, que constitui uma das partes mais valiosas da nota.

Além disso, em casos em que é preciso escrever uma redação, a acentuação correta do texto é imprescindível ou muitos pontos são perdidos devido aos erros de gramática.

Se você tem dificuldade com a língua portuguesa e não sabe muito bem onde colocar os acentos nas palavras, hoje trouxemos algumas dicas importantes que vão te ajudar a melhorar sua nota em português nos processos seletivos. Confira!

Silaba tônica

Você lembra o que é silaba tônica? É a sílaba pronunciada de forma mais acentuada em uma palavra. Dependendo da posição em que essa sílaba está na palavra, esta é encaixada em um dos três grupos:

  • Oxítonas: quando a última sílaba é a tônica, como ca e limão.
  • Paroxítonas: quando a penúltima sílaba é a tônica, como pasvel e pesado.
  • Proparoxítonas: quando a antepenúltima sílaba é a tônica, como lâmpada e dico.

Sabendo disso, agora você consegue entender com facilidade o conceito de acentuação tônica, que se baseia em acentuar as palavras a partir da tonicidade.

4 regras de acentuação para evitar erros em suas redações

Oxítonas

Sempre que as oxítonas terminarem em a/as, e/es/, o/os e em/ens, deve-se acentuá-las. Exemplos: refém, invés.

Quando as oxítonas terminam em ditongos tônicos abertos, como éi, éu e ói, deve-se acentuá-las com acento agudo. Exemplos: chapéu, herói.

Oxítonas com vogais tônicas i/is ou u/us após ditongos recebem também o acento agudo. Exemplos: Piauí, teiús.

LEIA MAIS: 3 técnicas para ler bem mais rápido e absorver o conteúdo facilmente

Paroxítonas

Sempre que as paroxítonas terminarem em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ã/ãs, ão/ãos, on/ons e ps, deve-se acentuá-las. Exemplo: ímã, ceps.

Quando terminadas em ditongo oral, deve-se acentuar a vogal da sílaba tônica. Exemplo: rio, neis.

Proparoxítona

Em casos de proparoxítonas, todas as palavras devem ser acentuadas, como, por exemplo: tido, ssimo.

LEIA MAIS: Estes 5 livros vão te deixar mais inteligente e crítico; confira a lista!

I e U

Essa regra vai facilitar ainda mais a sua escrita. Logo, você precisa lembrar que as letras I e U sempre devem receber acento quando houver um hiato e uma das duas letras for a segunda vogal desse hiato.

Exemplos: faísca, raízes.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.