Vidas passadas: é possível acessar essas memórias através da regressão?

Veja o que a Ciência diz sobre esse procedimento

Já faz um tempo que a psicologia tem um termo para a área de estudo que foca em terapias de vidas passadas, a TVP ou Terapia de Vidas Passadas. Porém, a maioria dos especialistas ainda não considera essa área como autêntica da área da saúde. Se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de tratamento, veja o artigo que preparamos a seguir sobre regressão de memória.

O que é a TVP?

A Terapia de Vidas Passadas é um método que utiliza a hipnose para acessar memórias de vidas passadas do paciente. Esse método de regressão de memória procura possíveis motivações de traumas que prejudicam a vida presente, mas que aconteceram em outras.

De acordo com os profissionais da área, a regressão permite que o paciente acesse histórias de vidas passadas, principalmente em momentos emocionais e profundos.

LEIA MAIS:

Essa técnica é utilizada para que o paciente possa reviver certos momentos e consiga ressignificá-los com a ajuda de um profissional.

É importante dizer que muitos profissionais consideram a revisitação do passado como uma forma de encontrar meios de cooperar com problemas presentes. Por isso, nem sempre alguém que faz essa terapia vê o que realmente aconteceu em sua vida passada, mas sim como ela poderia ter sido.

Por isso, é compreensível que algumas pessoas se mantenham céticas sobre esse tipo de terapia e que não acreditem que é possível acessar vidas passadas a partir da regressão de memória.

Por que a Ciência ainda não considera a regressão de memória como legítima?

Como a Ciência estuda fenômenos que podem ser estudados, explicados e testados, a Terapia de Vidas Passadas não é considerada como ciência. Apesar desse fato, a regressão de memória é sim comentada em estudos de psicologia.

Contudo, a regressão considerada pelo Conselho Federal de Psicologia é um fenômeno relativo a acontecimentos mais recentes, que aconteceram nessa vida. Essa técnica é utilizada para trabalhar grandes traumas que aconteceram na infância. Isso porque o cérebro pode tentar preservar o indivíduo de sentimentos fazendo-o esquecer de alguns momentos. Isso se chama perda de memória depressiva.

Geralmente, a perda de memória pode ser trabalhada na psicanálise com a ajuda de um profissional que auxilia o paciente a lembrar de traumas. Essa técnica é considerada como legítima, pois a regressão ocorre por meio de desabafo do paciente de forma consciente sobre momentos reais.

Dessa forma, a técnica não foca em descobrir explicações para traumas, e sim os momentos que geraram tal trauma.

Contudo, é preciso respeitar as crenças individuais de cada um, e, mesmo que a TVP não seja considerada legítima, ela é realizada por profissionais em todo mundo.

Gostou de conhecer sobre o que se trata a regressão de memória? Pois em nosso site você encontra outros textos como esse. Acesse o Lê Mundo e continue lendo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado