Será que você se ama? 5 hábitos de pessoas que não se valorizam
Amar a si mesmo é fundamental para ter uma vida com mais acolhimento e paz de espírito.
A falta de amor-próprio surge como uma consequência de uma baixa autoestima. A longo prazo, as consequências desse desamor podem ser prejudiciais, pois abrem o caminho para a depressão, ansiedade e outras condições psicológicas.
Por isso, confira a seguir algumas características de quem não tem amor-próprio para analisar como está o seu autocuidado.
Como identificar a falta do amor-próprio
Por vezes, estamos tão preocupados com uma rotina de demandas a se cumprir que sequer paramos para analisar como está a nossa mente e as nossas emoções. Essa atitude de negar a autoavaliação pode ser prejudicial para a nossa saúde mental.
Por isso, veja a seguir as características mais comuns de alguém que não consegue se amar:
Constante comparação
A comparação de si mesmo com os demais pode ser muito tóxica e capaz de nos prejudicar psiquicamente. Isso porque estamos sempre em busca de acompanhar o desempenho, a beleza e a felicidade alheia.
Por outro lado, alguém que se ama resolveu aceitar suas limitações e gostar de si mesmo com imperfeições.
Leia mais: 6 frases que indicam falta de comprometimento no relacionamento
Ausência da autoconfiança
Uma pessoa que não se ama sempre acredita que ela nunca conseguirá coisa alguma. Isso em parte porque se pensa que é menor e incapaz e, por outro, que não existe merecimento em viver coisas boas.
Ora, é muito importante reconhecer a sua própria capacidade de vencer os obstáculos.
Desejo por aprovação alheia
Outra característica muito comum de quem não desenvolveu o amor-próprio é esse constante desejo de querer que o outro o veja e o aprove. Isso é muito perigoso, pois se entrega ao outro essa responsabilidade pela própria felicidade.
Sempre critica a si mesmo
Será que você critica os outros com a mesma intensidade que você faz consigo mesmo? Essa reflexão é muito importante, pois, por vezes, agimos de forma muito cruel conosco mesmos.
Essa autocrítica excessiva pode ser a porta de entrada para doenças de ordem psicológica.
Leia mais: 6 frases que indicam falta de comprometimento no relacionamento
Se permite estar em relacionamentos abusivos
Quando não nos amamos, conseguimos tolerar relacionamentos abusivos porque acreditamos que não conseguiríamos algo melhor. Trata-se de uma mentira, pois o nosso próprio autoamor será mais forte e mais vantajoso do que um relacionamento tóxico.
Por isso, não se permita viver sob esse jugo.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.