Como identificar que possui pais tóxicos? Estes são os principais sinais!
Pais tóxicos tendem a querer manipular a vida de seus filhos para aquilo que eles desejam, sem reconhecer as vontades dos filhos.
Hoje em dia, muito se fala dos relacionamentos abusivos, mas fala-se apenas dentro do âmbito das relações amorosas. No entanto, todas as relações podem se tornar tóxicas pela presença de comportamentos prejudiciais às partes, como na relação de pais e filhos. A seguir, confira quais são os principais sinais de pais tóxicos que te ajudarão a perceber se a sua família foi tóxica com você.
Como reconhecer um pai tóxico?
Entender que um pai pode ser tóxico é uma das coisas mais difíceis que se tem. Isso porque, geralmente, conseguimos justificar as atitudes deles com a premissa de que querem o melhor para nós. No entanto, é preciso perceber que os pais podem, sim, reproduzir comportamentos abusivos com os filhos, mesmo que de forma inconsciente. Confira os sinais a seguir.
LEIA MAIS: Como saber se minha família é disfuncional? Veja estes sinais!
Culpar os filhos
Pais tóxicos sempre irão culpar os filhos quando algo em sua vida der errado em algum sentido. Isso pode prejudicar bastante a autoestima da criança e fazer com que ela se sinta um peso na vida dos pais e das demais pessoas.
Invadir o espaço do filho
Outra característica comum dos pais tóxicos é que eles jamais conseguem compreender que os seus filhos precisam ou devem ter um espaço próprio. Pelo contrário, tentam impedir que os filhos tenham qualquer intimidade e, por isso, os impedem de trancar as portas do quarto, por exemplo.
Violência física
Não precisamos nem mencionar que a violência física é uma característica de pais tóxicos. Para eles, a correção precisa ser feita de forma bruta para que haja o aprendizado. No entanto, diversos estudos já mostraram que a agressão não serve para educar e causa muitos traumas nas crianças.
Violência verbal e emocional
Outra característica dos pais abusivos consiste no uso das violências verbais e emocionais. No caso, a primeira consiste em xingamentos e gritos. Ao passo que o segundo envolve jogos emocionais, como a manipulação ou ameaça.
LEIA TAMBÉM: 10 hábitos saudáveis para uma vida plena e equilibrada – para começar hoje
Personalidade egocêntrica
Por fim, é preciso dizer como os pais abusivos conseguem ser egocêntricos e não reconhecem as vontades dos filhos, que precisam cumprir à risca aquilo que definiram como o correto, sem espaço para que as crianças consigam se expressar.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.