15 sinais de que você está esgotado emocionalmente e como sair dessa!
Um dos sinais de esgotamento emocional é a insônia, além de choros compulsivos
A sociedade, nos últimos anos, tem sido exigida de forma assustadora quanto a padrões de produtividade. Isso vem das mudanças em relações de trabalho e até o advento da tecnologia. Como resultado, são frequentes os sinais de que você está esgotado emocionalmente e precisa urgentemente de ajuda.
A sensação de sobrecarga e as preocupações excessivas são, de fato, parte natural da vida. Entretanto, observa-se um acúmulo de tensões, levando à exaustão emocional. Trata-se do estado no qual a pessoa se coloca diante do estresse excessivo, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Porém, diante dos sinais de que você está esgotado emocionalmente, é preciso acender o alerta. Afinal, uma série de problemas, inclusive imunológicos, podem ser provocados a partir disso.
15 sinais de que você está esgotado emocionalmente
Insônia
Você já se sentiu tão cansado e com a mente cheia de pensamentos a ponto de não conseguir dormir? A insônia é definida como a incapacidade de dormir. Por mais contraditório que pareça, às vezes, a pessoa fica tão exausta que não consegue cair no sono. Por isso, este é um dos primeiros sinais de esgotamento emocional e mental.
A sobrecarga de pensamentos é sinal de exaustão mental, porque o cérebro não empacota os pensamentos à noite. Ou seja, a mente está sobrecarregada e não se organiza o suficiente para dormir um pouco. Consequentemente, temos uma noite inteira de inquietação e outro dia de exaustão.
Crises constantes de choro
O choro é um fenômeno humano natural e há uma variedade de razões para chorar. Duas delas são indícios relevantes de exaustão emocional: estresse e emoções. O estresse excessivo impede o processamento das emoções, logo, a resposta mais fácil é justamente chorar.
O corpo usa as lágrimas como escape do cortisol, como resultado da falta de pausa mental. Deste modo, o excesso de crises de choro são um sinal de uma enorme quantidade de estresse que está levando ao esgotamento emocional.
Irritabilidade
A sobrecarga emocional também contribui para que a pessoa se desestabilize facilmente. Seja qual for o gatilho, há o desencadeamento do humor irritável porque se soma aos fatores que causam o estresse. Daí, você fica menos paciente e alegre, principalmente com atividades rotineiras e pessoas ao seu redor.
Cansaço excessivo
Uma das consequências da insônia é o cansaço excessivo. Sem dormir o suficiente, o cérebro não se recupera totalmente para começar o dia seguinte. O ideal é dormir de sete a nove horas, todas as noites, mas se a mente e as emoções estão sobrecarregadas, o sono fatalmente ficará abaixo da média.
LEIA MAIS:
- O choro faz bem à saúde? Descubra os 4 Benefícios de Chorar!
- Como fazer o seu dia render mais? Siga essas 8 dicas de ouro!
Desmotivação
Outro sinal de que você está esgotado emocionalmente é perder a alegria em fazer atividades nas quais sentia prazer. A desmotivação faz com que você perca interesse em hobbies, emprego e até amigos, fazendo com que sejam um fardo. O esgotamento emocional resulta em que somar qualquer outra coisa a essa lista seja assustador.
Além disso, a exaustão emocional dificulta pensar na próxima hora e, consequentemente, as metas levam dias para serem concluídas.
Atrasos constantes
Se você sempre foi uma pessoa pontual e agora luta para chegar a tempo em seus compromissos, é mais um sinal de que está esgotado emocionalmente. O cérebro está tão cansado que fica difícil gerenciar e planejar seu próprio tempo.
Crises de ansiedade
As crises de ansiedade vêm quando você se sente muito sobrecarregado pela preocupação e medo do futuro. Quando a mente está confusa e você parece ter muito o que fazer em pouco tempo, elas acontecem com maior frequência. E isso é resultado da exaustão mental que impede de organizar os pensamentos e tarefas.
Tontura e letargia
A tontura e a letargia não são consequências diretas da exaustão mental e emocional, mas da privação do sono. Quando seu cérebro não tem tempo suficiente para se redefinir, as partes responsáveis pelo equilíbrio e coordenação, assim como muitas outras faculdades, começam a padecer.
Problemas de estômago
O estresse e os problemas emocionais não afetam apenas a mente, mas também o corpo. Normalmente, o estresse ativa uma resposta de luta ou fuga no corpo, ótimo a curto prazo quando você está em situações de perigo. No entanto, quando isso acontece no trabalho, transfere os recursos de energia para longe da área intestinal.
Como consequência, tem indigestão e inchaço, ou seja, problemas estomacais! Além disso, percebe acidez estomacais, desequilibrando a proporção de bactérias boas e ruins.
Desapego
De mãos dadas com a desmotivação, o esgotamento emocional causa um sentimento de desapego de tudo e de todos. É como se tudo se transformasse em fardos e estressores adicionais.
Baixa imunidade
Lembra que falamos, lá em cima, que o estresse excessivo provoca problemas no sistema imunológico? Pois é, a imunidade baixa é um dos sinais de que você está esgotado emocionalmente. Daí, veem gripes, enxaquecas, alergias, entre outros problemas de saúde.
Oscilação de peso
Perder ou ganhar peso sem muita explicação indicam que a forma de enfrentar as adversidades está com problemas. Diante da montanha-russa de emoções, tem quem não consiga comer ou, por outro lado, compense suas insatisfações com a comida.
Perda de memória
Tanto a perda de memória quanto dificuldades de concentração são sinais de esgotamento emocional. Isso acontece porque o organismo começa a operar com suas energias limitadas, dificultando a retenção de aprendizados e informações. Consequentemente, a cognição fica um pouco mais lenta.
Bruxismo
Você se pega, frequentemente, forçando as mandíbulas, sempre em tensão muscular? Pois é, o corpo se expressa em constante alerta, como uma defesa à realidade. Logo, vêm as dores musculares e o bruxismo, especialmente durante a noite.
Autossabotagem
A autossabotagem é o ato de dificultar mudanças em sua própria vida, mesmo aquelas que a melhorariam. Ainda que o medo do novo seja normal, prender-se a situações que levam à infelicidade é sinal de esgotamento emocional por temer arriscar-se.
Diante do menor sinal de que você está esgotado emocionalmente, é preciso recorrer à ajuda profissional. O excesso de estresse e emoções negativas acarretam a depressão, uma doença grave que demanda tratamento. Lembre-se de que você não está só e que pedir ajuda não é sinal de fraqueza!
Gostou desse artigo? Então confira muitos outros assuntos no site Lê Mundo!