Fuja de um chefe tóxico: 5 sinais de alerta para ficar atento!
Alguns sinais não devem ser ignorado nas primeiras semanas de trabalho.
Quando se inicia um novo emprego, o novo ambiente, os colegas e novas funções tornam o período de adaptação difícil por si só. A preocupação em se sair bem no início pode fazer com que atitudes rudes do novo chefe de trabalho passem despercebidas, pois não se sabe se ele apenas está passando por um dia ruim ou se é um comportamento habitual dele.
Sendo assim, fique atento a estes 5 sinais de um chefe de trabalho tóxico, e fuja o quanto antes.
Sinais de que o seu novo chefe é uma pessoa tóxica
Só se importa com as próprias conquistas
Uma das formas de detectar o comportamento tóxico de um chefe é ver como o trabalho da equipe é recompensado. O grupo recebe uma mensagem de parabenização após completar um grande projeto, ou nada? Se você reparar que o seu chefe não diz nada sobre o time, mas faz um grande alvoroço sobre as suas próprias conquistas, isso é um sinal de alerta.
LEIA MAIS: 7 dicas de motivação para ir trabalhar – Coloque-as em prática!
Se importa apenas com prazos e não dá feedback
Os chefes tóxicos dão prioridade apenas aos resultados, sem dar qualquer tipo de feedback para os que trabalham para ele. Se o seu chefe só se importa com metas, isso é um sinal de toxicidade. Bons chefes são atentos sobre como o time pode trabalhar melhor, o que é necessário para fazer o trabalho, e como cada um pode crescer dentro das próprias funções.
Ignora você
Esteja atento se notar que o seu novo chefe falta a reuniões individuais e não mostra interesse em ajudar você. Se sentir que quase não existe para o seu chefe, isso é um alerta de toxicidade. Com esse tipo de chefe, é necessário chamar atenção para se ter algum feedback, a porta está sempre fechada e os diálogos são raros.
Seus colegas de trabalho agem diferente
É normal agir mais formalmente em torno dos nossos gestores, mas se você notar um comportamento diferente e contido, por parte de seus colegas, quando o chefe entra na sala, isso é um sinal de aviso. Note se a equipe conversa livre e abertamente sobre o trabalho entre si, mas, quando o chefe está presente, se torna mais cautelosa. É bom estar atento para esse sinal de toxicidade.
LEIA TAMBÉM: Estas 5 atitudes podem sabotar a sua carreira sem você saber
Demonstra favoritismo
Se perceber que o seu chefe tem uma equipe favorita, isso é um sinal tóxico preocupante. Nesse caso, ele pode ser do tipo que coloca os seus próprios gostos pessoais à frente dos objetivos profissionais. Um chefe com favoritos pode estimular rivalidades entre colegas e pode dar feedback baseado em atributos pessoais e não competências.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.