Veja aqui 12 sintomas que podem indicar câncer para ficar atento(a)!

Existem alguns sintomas que não podem ser ignorados, pois podem indicar câncer. Confira quais são eles.

Mesmo com o avanço da medicina contemporânea em níveis consideráveis, ainda assim, não existe cura para o câncer atualmente. De fato, existem tratamentos que possibilitam a recuperação em alguns casos, no entanto, uma solução absoluta ainda é ausente na Ciência Moderna. Nesse sentido, confira a seguir alguns sintomas que podem indicar câncer e que você não deve ignorar.

Sintomas que podem indicar câncer

Menstruação anormal ou dor pélvica

A maioria das mulheres possui menstruação irregular ocasional ou cólicas. No entanto, se essa dor começar a persistir ou ocorrer muitas alterações no seu ciclo, isso pode ser um sinal de câncer cervical, uterino ou ovariano. Portanto, é um sinal que deve ser cuidado.

Mudanças nos hábitos do banheiro

Quando ocorrem mudanças significativas nas funções corporais das pessoas, isso pode indicar um câncer de cólon, próstata ou bexiga, entre outros. Além disso, alguns sinais de alerta em relação a essa problemática podem ser: constipação persistente ou diarreia; sangue preto ou vermelho nas fezes; urinação mais frequente e sangue na urina.

Alterações mamárias

Se você começar a perceber alterações mamárias, nódulos, descolorações, alterações ao redor do mamilo ou deformações incomuns que você não costumava ter anteriormente, isso pode ser um sinal de câncer. Por mais que a maioria dos cânceres de mama ocorram em mulheres, os homens também podem acabar desenvolvendo esse problema.

Tosse crônica

É preciso entender que a tosse não é um sinal positivo que seu corpo está dando. Nesse sentido, se você tiver uma tosse que está persistindo por mais de duas semanas, especialmente a tosse seca, e se você fuma cigarros ou é ex-fumante, as chances desse sinal ser um câncer são grandes. Portanto, se isso ocorrer, procure um médico urgentemente.

Dor de cabeça crônica

As dores de cabeça podem ocorrer por diversos motivos, no entanto, uma dor de cabeça que está durando mais de duas semanas e que não passa mesmo com o uso de medicamentos pode ser um sinal de tumor cerebral.

Inchaço

É normal se sentir inchado em algum momento da vida, isso já deve ter acontecido com todo mundo. No entanto, o inchaço por mais de duas semanas pode ser um sinal de câncer de ovário, bem como de vários cânceres gastrointestinais.

Dificuldade de engolir alimentos e líquidos

Não é normal sentir dificuldade na hora de fazer a ingestão de alimentos e líquidos. Nesse sentido, se você sente que a comida que você come está ficando presa na sua garganta, isso pode ser um problema. Além disso, se essa dificuldade persistir por mais de duas semanas, isso pode ser, portanto, um sinal de câncer de garganta, pulmão ou até mesmo estômago.

Equimoses ou hematomas excessivos

É preciso deixar claro que um hematoma na perna por esbarrar em uma mesa ou bater em algo é completamente normal. No entanto, se de repente você se deparar com múltiplas contusões em lugares aleatórios e incomuns, que não foram atingidos por nada, ou seja, que você não tenha batido, pode ser um indício de diversos tipos de câncer no sangue.

LEIA MAIS:

Infecções frequentes e febres

Caso você costuma ter febre constantemente ou passa de uma infecção para outra de forma rápida, esses podem ser indícios de que seu sistema imunológico está falhando por um linfoma ou leucemia.

Alterações orais

Se você começar a ter feridas persistentes ou até mesmo algumas lesões ou áreas dolorosas perto da sua boca, especialmente se você costuma fumar cigarros ou beber álcool constantemente, isso pode ser um indício de vários cânceres bucais.

Cansaço persistente

Se ocorrer uma mudança de forma repentina e duradoura nos seus níveis de disposição e energia, independentemente de quanto sono você vem acumulando, isso pode ser um sinal de leucemia ou linfoma.

Perda de peso sem explicação

Se você perdeu muito peso ou até mesmo sente falta de apetite, mas não está fazendo nenhuma dieta e está comendo normalmente, isso pode ser indício de diversos tipos de câncer, especialmente aqueles que se espalham muito rápido.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado