Sua plantinha murchou? Saiba o que fazer para reanimá-la! 

Algumas dicas podem fazer com que sua planta tenha vida nova

Você já reparou em como um ambiente ganha vida com as plantas? Ainda que seja apenas um vasinho, é perceptível a diferença na decoração e no ar que respiramos. Por isso, a gente fica tão triste quando percebemos a planta murchar! Mas, saiba que o quadro pode ser revertido! Saiba o que fazer em casos de plantas murchas para reanimá-las.

Quando a planta começa a murchar, é sinal de que algo está errado. De repente, falta de sol, pragas ou até aquele esquecimento de regar. Daí, é só dar uma mãozinha para fortalecer a saúde da planta e tê-la de volta. Quer ver só?

Plantas murchas – dicas do que fazer

Mude a planta de vaso

Para tentar fortalecer a raiz da planta, transfira-a para um vaso maior, ou seja, com pelo menos três centímetros a mais de largura do que o antigo. Isso pode ajudar a retomar o crescimento e trazer a planta à vida.

Ao mudar a planta de vaso, tire a terra que fica em volta das raízes e retire o excesso de raízes secas. Quando passar a planta para o outro vaso, coloque substrato poroso, um tipo de terra que já vem pronta com os nutrientes necessários.

Mesmo depois de reacomodar a planta, é bom colocar mais uma camada de substrato para fortalecê-la. Aperte e retire as folhas secas da planta, além das mal formadas, com a ajuda de uma tesoura própria para poda. Dissolva fosfito de potássio na proporção de uma tampinha de garrafa em dois litros de água.

A mistura deve ser borrifada uma vez por semana. Se não tiver o fosfito, substitua por cinza de madeira queimada, casca de ovos ou de banana, ricos em potássio.

Limpe as folhas da planta

Você sabia que sujeira e poeira em excesso também podem fazer a planta murchar? Isso se dá devido ao bloqueio da fotossíntese, além de potencializar o surgimento de pragas. Limpe as folhas periodicamente com um pano úmido. Cuide também de tirar ervas daninhas e mato pela raiz.

LEIA TAMBÉM: 6 plantas aquáticas responsáveis por purificar a água!

Reforce a nutrição da planta

Se sua planta está murchando, pode ser que a alimentação não seja suficiente. A solução, nestes casos, é adicionar, por exemplo, adubos naturais, como casca de ovos ou frutas, borra de café e até leite. Outra dica é criar uma composteira caseira para usar os restos dos alimentos e, além de produzir adubo natural, reduzir substancialmente o lixo doméstico.

Caso adquira fertilizantes apropriados, aplique aos poucos porque alimentação em excesso também pode fazer com que a planta murche.

Cuidado com o sol

Claro que toda planta precisa de sol, mas algumas espécies requerem cautela! Se a planta está fragilizada, evite exposição solar, principalmente nas horas mais quentes do dia. Até que ela se fortaleça, priorize iluminação indireta ou, pelo menos, nos horários em que o sol estiver frio.

Não regue em excesso

Ao mesmo tempo em que exposição solar exagerada faz mal, regar em excesso também pode fazer com que as plantas murchem. Água demais traz fungos, apodrece a raiz e, consequentemente, a planta murcha. Toque o solo com o dedo para checar a real necessidade de regar e só molhe se a terra estiver seca.

Ademais, prefira adicionar água pela manhã. É importante, também, verificar o período de dormência da espécie, normalmente nas estações mais frias.

LEIA MAIS: Qual é o melhor horário para regar as plantas? Confira!

Elimine as pragas

Folhas e caule manchados são sinais de praga por ventilação inadequada, sol em excesso, pouca água e até equipamentos enferrujados. São fatores propensos a trazer caracóis, pulgas, lesmas e formigas. Há remédios caseiros eficientes para eliminar as pragas sem, no entanto, prejudicar a planta. Um deles é a solução com sabão neutro diluído em água.

Crie uma estufa própria para a planta

Em caso de plantas murchas, uma ideia do que fazer é montar uma estufa individual para que elas fiquem em ambiente mais úmido. Para isso, coloque cada uma em um saco plástico, sem apertar, e mantenha pelo período de quatro a cinco dias. Vale também apostar em garrafas pet colocadas embaixo dela.

Não é preciso entrar em desespero com as plantas murchas. Com criatividade, paciência e zelo, você pode trazê-las de volta à vida e manter a alegria do seu ambiente. Porém, vale consultar as necessidades de cada espécie para, assim, preservar a saúde da planta.

Continue navegando no Lê Mundo para mais conteúdos como este!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado