Tem alergia a soja? Veja quais alimentos devem ser evitados!
A alergia à soja pode ser um grande problema devido à facilidade de encontrar esse alimento em diversos produtos. Entenda!
Embora muitas pessoas não saibam disso, a soja é um alimento que pertence à família das leguminosas, que também inclui outros alimentos da mesma categoria. Nesse sentido, é normal encontrar soja em diversos alimentos, sendo, também, uma causa bem comum de alergias alimentares em crianças e bebês. Geralmente, a alergia é uma resposta exagerada do nosso corpo a um determinado antígeno (alérgeno), podendo levar à morte se não tratada de maneira adequada.
Desse modo, como defesa, nosso corpo acaba liberando muitas histaminas para tentar se proteger contra o alérgeno. A liberação de histamina, por sua vez, pode causar sintomas como hipotensão, urticária, rinite com rinorreia, comichões, entre outros. Caso você desconfie que possui alergia à soja, a melhor decisão que você pode tomar é fazer um teste de alergia o mais rápido possível para poder tratar esse problema.
Quais são os sinais de que você possui alergia à soja?
Em suma, caso você tenha feito a ingestão de algum produto que contenha soja e, posteriormente, sinta algum destes sintomas, provavelmente você possui alergia à soja. Veja-os a seguir:
- Coceira;
- Erupções cutâneas;
- Vermelhidão na pele;
- Tosse;
- Espirros;
- Chiado no peito;
- Dificuldade respiratória;
- Inchaço nos lábios;
- Formigamento na boca;
- Náusea;
- Dores estomacais;
- Diarreia.
Além disso, é importante ressaltar que, geralmente, os sintomas associados à alergia pelo consumo de soja duram aproximadamente 2 dias (48 horas) após consumir o alimento. Em casos mais graves, os sintomas podem demorar alguns dias para passarem.
LEIA MAIS: Como limpar o quarto de quem tem alergia? Confira 5 dicas infalíveis!
É importante frisar também a importância de buscar orientação médica imediatamente, sobretudo em casos de reações mais agudas, para evitar consequências mais graves, que poderão levá-lo a óbito.
Quais alimentos as pessoas alérgicas à soja devem evitar?
De fato, saber quais alimentos são seguros para pessoas com alergia à soja é um tanto difícil. Estima-se que é possível encontrar soja em cerca de 60% dos alimentos que são processados. Ocorre que, quando você possui alergia, seu corpo pode reagir até mesmo a quantidades insignificantes do alimento. Assim, é preciso ter cuidado e evitar todos os produtos que contenham soja na composição, para que reações alérgicas não ocorram.
Alguns alimentos, tais como os produtos asiáticos tradicionais, possuem certas concentrações de soja, sendo esses o tofu, o tempê, o natô e o missô.
Além disso, é importante destacar que a soja pode ser facilmente encontrada em muitos produtos que funcionam como fonte de proteína e substitutos da carne animal, como hambúrgueres vegetarianos, salsichas vegetarianas, entre outros alimentos disponíveis no mercado.
Ademais, existem alguns produtos consumidos diariamente por muitas pessoas e que também podem conter soja em sua fórmula, como iogurte, queijo e farinha.
Não obstante, sujeitos que possuem alergia à soja também devem evitar os produtos que contenham proteína de soja hidrolisada. Você facilmente deve encontrar esse tipo de soja em alimentos como doces, cereais, molhos, molhos de salada, sopas, etc.
LEIA TAMBÉM: Como diminuir a alergia em casa – 10 dicas simples de limpeza!
Como tratar uma reação alérgica à soja?
Inicialmente, é importante destacar que a única forma de evitar uma reação alérgica à soja é evitar completamente o consumo desse alimento. No entanto, isso pode ser uma tarefa bem complicada, uma vez que a soja se encontra em uma quantidade significativa de produtos. De acordo com alguns médicos, o recomendável é carregar anti-histamínicos ou, se necessário, uma adrenalina injetável (epinefrina) para se precaver em casos de surtos alérgicos inesperados.
Além disso, em alguns casos raros, o choque anafilático pode ocorrer, fazendo com que a sua pressão sanguínea caia de forma abrupta, enfraquecendo os pulsos. Os sintomas mais comuns são inchaço da boca, língua e garganta, dificuldade respiratória, chiado e tosse. A anafilaxia aguda pode ser fatal em somente 15 minutos, sendo muito importante uma intervenção médica imediata em casos como esse.