Posso consumir mel depois do prazo de validade? Quanto tempo ele dura?

O mel, mesmo que pareça bom, estraga. Porém, pode durar mais do que outros produtos perecíveis

O mel, mesmo que pareça bom, estraga. Deve ser consumido dentro de dois anos para evitar as consequências do consumo de mel fermentado. O consumo de mel após a data de validade pode apresentar riscos à saúde.

Os riscos do consumo inadequado de mel

Alguns médicos alertam para a possibilidade de o mel fermentado causar gastroenterite, uma condição que resulta em inflamação do trato digestivo. Assim, ele pode levar a sintomas como diarreia, vômito e dor abdominal.

Além disso, há o risco de botulismo, uma grave doença neuroparalítica que não é contagiosa, mas pode causar paralisia nos músculos respiratórios e até mesmo levar à morte.

Ainda, há o botulismo, que é provocado pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode sobreviver com pouca presença de oxigênio em humanos e em alimentos enlatados.

Embora seja uma condição rara, o botulismo pode ocorrer e é mais comum em bebês com idades entre 3 e 26 semanas, sendo responsável por aproximadamente 5% das mortes súbitas nessa faixa etária.

Portanto, é importante ter cautela ao consumir mel vencido, especialmente em casos envolvendo bebês e crianças pequenas.

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, é recomendado não oferecer mel para crianças menores de um ano. Além disso, se você possui o hábito de armazenar mel por longos períodos ou guardá-lo para consumo posterior, é importante estar atento à data de validade indicada na embalagem.

LEIA MAIS: A água tem sabor? Sim, e te explicamos o porquê!

E o mel caseiro que não tem validade?

Caso o mel tenha ultrapassado o prazo de validade, é aconselhável descartá-lo imediatamente. No caso de mel caseiro, que geralmente não possui uma data de validade especificada na embalagem, é importante observar alguns aspectos. Por exemplo, o produto não deve apresentar uma quantidade significativa de bolhas ou qualquer sabor, ou odor estranhos.

Portanto, se você notar qualquer alteração significativa nas características do mel caseiro, como a presença de bolhas excessivas ou um sabor e odor incomuns, é recomendável descartá-lo como medida de precaução para evitar possíveis problemas de saúde.

Como saber se o mel está estragado?

A aparência do mel muda significativamente após a data de validade. Em alguns casos, as alterações são visíveis a olho nu, como a presença de espuma na embalagem. Você também pode se convencer facilmente do cheiro do produto.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.