Qual doença você tem mais chances de ter de acordo com o seu tipo sanguíneo?
O seu tipo sanguíneo está relacionado a diferentes condições médicas.
Você sabe qual o seu tipo sanguíneo? Muitas pessoas desconhecem essa informação e, apesar de aparentemente serem apenas letras — A, B, AB e O —, estudos na área da medicina personalizada têm associado determinados tipos sanguíneos ao desenvolvimento de diferentes doenças. Portanto, descubra quais problemas de saúde você tem predisposição conforme seu tipo sanguíneo.
Tipos sanguíneos e condições médicas associadas
Problemas cardíacos
Pode parecer óbvio que o tipo de sangue está relacionado ao coração, uma vez que este órgão bombeia sangue para o resto do corpo. Mas o seu tipo de sangue pode realmente colocá-lo em maior risco de doenças, como infarto do miocárdio e outros problemas cardíacos.
Isso se dá devido a um gene chamado gene ABO, presente em pessoas com tipos sanguíneos A, B ou AB. O único tipo de sangue que não tem esse gene é o tipo O.
Assim, se você tem o gene ABO e vive em uma área com altos níveis de poluição, pode estar sob maior risco de sofrer um ataque cardíaco do que aqueles que não têm o gene.
LEIA MAIS: O que acontece com o seu corpo quando você pula o café da manhã? Descubra os efeitos!
Perda de função cerebral e memória
O gene ABO também está ligado à função cerebral e à perda de memória. Pessoas com tipos sanguíneos A, B e AB têm até 82% mais probabilidade de desenvolver problemas de cognição e memória — o que pode levar à demência — em comparação com as pessoas com o tipo O.
Uma razão possível para isso é que tais tipos sanguíneos podem levar a problemas como pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes. Assim, essas condições podem causar comprometimento cognitivo e demência.
Ademais, o tipo de sangue também está ligado ao AVC, que pode ocorrer quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido.
LEIA MAIS: Ozempic para emagrecer: é verdade que a medicação tem efeito rebote?
Câncer
Há muitos fatores ligados a um risco mais elevado de desenvolvimento de câncer, o que dificulta saber quais devem ser analisados com mais seriedade do que outros. No entanto, descobriu-se que pessoas com sangue tipo A têm um risco mais elevado de desenvolverem câncer de estômago especificamente, em comparação com pessoas com outros tipos sanguíneos.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.