Tomar vitamina todo dia faz mal? Veja aqui se vocĂȘ precisa tomar!

O uso de multivitamĂ­nicos Ă© bem comum nos Estados Unidos. Entenda os benefĂ­cios e os malefĂ­cios do uso desses produtos!

Nos Estados Unidos, metade dos estadunidenses adultos, incluindo 70% daqueles que possuem 65 anos ou mais, usam multivitamĂ­nicos, ou outros tipos de suplementos vitamĂ­nicos, ou minerais regularmente no dia a dia e o uso desses suplementos estĂĄ se tornando comum tambĂ©m no Brasil. Mas, vocĂȘ sabe se pode tomar vitamina todo dia?

Nesse sentido, alguns estudos apontam que o país investe 12 bilhÔes de dólares por ano com esses tipos de medicamentos e suplementos. Esse montante, entretanto, segundo dizem especialistas em nutrição, poderia ser mais bem gasto com alimentos bem melhores que a suplementação, como frutas, legumes, grãos integrais e produtos låcteos com baixo teor de gordura. Ou seja, alimentos que possuam um grande indício de nutrientes para o corpo humano.

Relacionado a isso, em um editorial publicado na revista Annals of Internal Medicine, intitulado Enough Is Enough: Stop Wasting Money on Vitamin and Mineral Supplements, pesquisadores da Johns Hopkins analisaram algumas evidĂȘncias acerca dos suplementos em relação aos benefĂ­cios de uso.

Se vocĂȘ possui dĂșvidas se pode tomar vitamina todo dia, esse texto Ă© destinado a vocĂȘ. Confira!

O que Ă© um multivitamĂ­nico?

Em sĂ­ntese, os multivitamĂ­nicos sĂŁo, de forma bem simplificada, suplementos alimentares bem populares nos Estados Unidos, utilizados por mais de 50% dos estadunidenses cotidianamente. Os suplementos, portanto, sĂŁo utilizados para repor nutrientes que nĂŁo estĂŁo sendo consumidos em alimentos, por exemplo.

Os multivitamínicos ajudam a reduzir os riscos a doenças?

Segundo o estudo que foi feito pelos pesquisadores, os dados coletados concluíram que os multivitamínicos não são capazes de reduzir significativamente o risco de doenças como as cardíacas, o cùncer, as de declínio cognitivo (como perda de memória e pensamento lento) ou uma morte precoce. Em síntese, esses cientistas conseguiram observar que, em alguns estudos feitos anteriormente, os suplementos de vitamina E e o betacaroteno parecem ser prejudiciais, especialmente quando pessoas utilizam ambos em altas dosagens.

LEIA MAIS:

Tomar vitamina todo dia faz mal? Quais sĂŁo os riscos?

Conforme os especialistas, o maior problema Ă© usar multivitamĂ­nicos e efetuar uso dessas substĂąncias excessivamente. Isso ocorre, em tese, porque, quando se usa o medicamento de forma exacerbada, consequentemente, a pessoa ingere certos nutrientes de modo excessivo. Ainda em relação a esse fator, outro estudo apontou que a ingestĂŁo excessiva de cĂĄlcio, ĂĄcido fĂłlico, selĂȘnio e zinco, por exemplo, pode desencadear problemas pelo excesso dessas substĂąncias no organismo.

Quem pode se beneficiar com a utilização dos multivitamínicos?

Para a maioria das pessoas, as dietas sĂŁo mais indulgentes do que nutritivas. No caso dos estadunidenses, eles consomem cerca de 30% de suas necessidades calĂłricas em alimentos ricos em energia e vazios em nutrientes, como sobremesas, lanches e ĂĄlcool, conforme apontam diversos dados da Pesquisa Nacional de Exame de SaĂșde e Nutrição.

Em consequĂȘncia desse hĂĄbito, existe uma falta de micronutrientes essenciais na alimentação dessas pessoas. De acordo com o Instituto Linus Pauling, um instituto de pesquisa em nutrição molecular da Oregon State University, existe uma lista que abrange sujeitos que estĂŁo mais propensos a estar com algum tipo de deficiĂȘncia de micronutrientes. Levando essa lista em consideração, as pessoas que podem acabar se beneficiando do uso dos multivitamĂ­nicos sĂŁo:

  • Mulheres em idade fĂ©rtil, grĂĄvidas ou lactantes;
  • IndivĂ­duos obesos que aumentaram as exigĂȘncias de alguns nutrientes;
  • BebĂȘs, crianças e adolescentes em crescimento e desenvolvimento;
  • Idosos que apresentam apetite ou absorção reduzidos;
  • Pessoas com problemas de absorção de nutrientes, incluindo usuĂĄrios de ĂĄlcool em excesso;
  • Pessoas com menor consumo de nutrientes, incluindo aquelas que nĂŁo realizam uma dieta saudĂĄvel, que enfrentam insegurança alimentar ou que sĂŁo potencialmente veganas ou vegetarianas.
  • Pessoas que possuem baixos Ă­ndices de vitamina D, incluindo as que usam protetor solar.

Quer ler mais conteĂșdos como este? Acesse o LĂȘ Mundo e confira mais informaçÔes Ășteis e curiosas.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não serå publicado