Treinar demais faz mal à saúde? Descubra o que pode ocorrer!

Ao praticar exercícios físicos, tenha cuidado para não atingir o overtraining

A prática de exercícios físicos é fundamental para manter a saúde do corpo, e essa informação é amplamente divulgada. No entanto, pouco se fala sobre os danos à saúde causados pelo treinamento excessivo.

O “overtraining”, termo em inglês que se refere ao treinamento excessivo, ocorre quando se mantém uma rotina de exercícios intensa. Assim como a falta de atividade física pode ser prejudicial, o excesso de exercícios também pode ter efeitos negativos na saúde.

Por isso, continue a leitura e descubra quais são os riscos da prática excessiva de atividade física.

LEIA MAIS: 3 coisas que você NÃO deveria fazer após se exercitar (mas muita gente faz)

Overtraining: o que é isso?

Isso ocorre quando, devido ao treinamento em excesso, há prejuízos ao corpo e a boa performance não é mais alcançada ao treinar. Nesse sentido, a falta de descanso necessária e os treinos intensos com alta carga atrapalham a recuperação do corpo.

Assim, há uma diminuição no rendimento durante os treinos. Além disso, sintomas psicológicos, cognitivos, físicos e fisiológicos estão envolvidos em casos de overtraining.

Afinal, quais são os riscos?

A maior propensão a desenvolver lesões é o principal risco causado pelo excesso de atividade física. Dentre outros, podemos citar: fadiga crônica; frequência cardíaca elevada mesmo em repouso; perda de força, condicionamento físico e resistência; imunidade baixa e alterações no humor e sono.

LEIA MAIS: Quais são os melhores exercícios para trabalhar cada músculo?

O que fazer para evitar esse quadro?

Para não atingir um quadro de overtraining, é necessário que a prática de exercícios seja acompanhada por um profissional especializado.

Assim, ele irá montar todos os treinos, levando em consideração vários fatores como rotina, períodos de descanso – os quais são fundamentais –, além do objetivo a ser alcançado com essas atividades físicas.

Desse modo, seguindo as recomendações estabelecidas pelo profissional, é possível implementar a prática de exercícios físicos de maneira completamente segura – sem riscos de overtraining.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.