14 truques simples e eficazes para tirar olheiras! Confira!
Fórmulas caseiras para acabar com o incômodo
As olheiras são manchas ou bolsas escuras que ficam sob os olhos e nas pálpebras. Seu surgimento se deve a diversos fatores e independente deles, acabam se tornando um incômodo. Por isso, vale a pena conhecer truques simples e eficazes para tirar olheiras.
Normalmente, as olheiras aparecem após uma noite mal dormida, fatores genéticos, crises alérgicas e até problemas de saúde. Incomodam por dar um aspecto de cansaço e envelhecimento, razão pela qual muita gente tenta escondê-las de algumas formas.
Basicamente, existem três tipos de olheiras. As profundas, de coloração amarronzada e caracterizadas pela sombra do aprofundamento ocular. As vasculares, de coloração azulada e inchada. E as sanguíneas, mais comuns e de cor arroxeada.
Truques para tirar as olheiras – 14 dicas caseiras
Existem tratamentos profissionais que ajudam no tratamento, porém alguns truques para tirar olheiras já contribuem bastante para aliviar o problema.
Aposte na hidratação
Como sempre, hidratar o corpo é excelente para a estética, assim como o próprio funcionamento do organismo. Então, vale aquela premissa básica: no mínimo, dois litros por dia, hein?
Alimentação adequada
Além de tomar bastante água ao longo do dia, um dos truques para tirar as olheiras é adotar uma dieta balanceada. Reduzir o consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados e gordurosos, na verdade, melhora a condição do organismo em geral.
Porém, o efeito aparece no rosto e região dos olhos, especialmente se você investe em frutas, legumes e verduras. Isso porque ajudam a reduzir a retenção de líquidos.
Compressas de água fria
Um dos melhores truques para tirar olheiras, sem dúvidas, é fazer compressas de água fria na região logo abaixo dos olhos. O efeito se dá pela constrição dos vasos sanguíneos, revertendo a causa das olheiras.
Além da água fria, outra forma de fazer compressa é com leite que, além do efeito de constrição dos vasos, hidrata, revitaliza e clareia a pele. Basta deixar a compressa agir por 15 minutos e, depois, lavar o rosto.
Compressas de chá
Além das compressas de leite e água fria, também são truques para tirar olheiras fazer compressas com chás. Vale fazer infusão concentrada com camomila, usando o saquinho mesmo, e, após esfriar, aplicar sobre os olhos.
Para potencializar seu efeito calmante, outra opção é adicionar uma colher de chá de camomila em meia xícara de leite fervente, esperar esfriar e aplicar a solução sobre os olhos com a ajuda de algodão.
Ou, ainda, fazer o chá de hortelã e levar ao congelador até ficar bem gelado. Depois, com a ajuda de um algodão, aplicar sobre os olhos e deixar por 15 minutos.
Lavar o rosto com água quente
Se fazer compressa com água fria ajuda porque contrai os vasos, por outro lado, lavar o rosto com água quente estimula a circulação sanguínea. Ademais, dilata os vasos e, assim, reduz o inchaço. Também dá para aplicar um algodão sob a região de cada olho, por dez minutos, para revitalizar a região.
LEIA MAIS:
- Conheça 12 alimentos bons para sinusite para incluir no seu dia a dia!
- 8 truques para aliviar dor de cabeça sem precisar tomar remédio! Confira!
Massagens na região dos olhos
Faça movimentos circulares na região dos olhos para ativar a circulação e, assim, reduzir o inchaço e hematomas causados pelas olheiras. O ideal é que a sessão dure cerca de cinco minutos e seja encerrada com creme hidratante.
Use rodelas de pepino e batata
Não, aquilo que a gente vê nas novelas não é piada. Rodelas de pepino e batata são excelentes truques para tirar olheiras. Ambos são ricas em vitaminas, por exemplo, B e C (no caso da batata), que renovam a pele. O pepino também tem efeito vasoconstritor, ajudando a deixar a pele menos inchada.
Basta deixá-las agir por 15 a 20 minutos para que suas propriedades auxiliem na vascularização da área.
Dê uma aliviada no álcool
Aquele vinhozinho e a cervejinha são bons para relaxar, né? Mas, é bom maneirar para não reter líquidos! As olheiras são agravadas pelo inchaço provocado pela retenção de líquidos. Caso exagere um pouco, beba bastante água depois para ajudar a eliminar.
Reduza o sal
Outro grande inimigo da retenção de líquidos é o sal, devido à alta concentração de sódio. Logo, o consumo excessivo pode piorar a congestão dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a aparência das olheiras. Mais um motivo para adotar uma alimentação saudável, não é?
Sono de qualidade
Um dos motivos para o aparecimento das olheiras, sem dúvidas, é o estresse, além das noites mal dormidas. A pele se recupera durante o sono, então, é importante dormir, pelo menos, oito horas por noite para respeitar esse processo. Caso tenha problemas com insônia, busque a ajuda de especialistas ou técnicas para te ajudar.
Aplicar pedras de gelo
Outro truque para tirar olheiras é passar uma pedra de gelo na região por dez segundos, logo após acordar, e repetir o procedimento por três vezes. O frio, como já mencionamos, contrai os vasos e, consequentemente, reduz a profundidade das olheiras. Daí, sua aparência acaba ficando mais clara.
Porém, é importante ter cuidado para não queimar a pele com o frio, deslizando a pedra de gelo, sem pressionar.
Hidratação com cremes faciais
Além de tomar os dois litros de água, dê uma forcinha à hidratação com um creme facial adequado para o seu tipo de pele, além de complementar a vitamina D. Use, também, protetores solares diariamente.
Bolsa térmica de gel
Outro truque prático para tirar olheiras é usar uma bolsa térmica de gel, preferencialmente fria, logo abaixo dos olhos. O motivo, você já sabe: contrair os vasos sanguíneos, aliviar e diminuir a mancha escura.
Morango
Você sabia que o morango tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tirar as olheiras? Por isso, você pode fazer um purê da fruta e aplicar na região dos olhos por 20 minutos. Isso vai ajudar a clarear e desinchar a pele, aliviando o aspecto das olheiras.
Os truques para tirar olheiras acima são, obviamente, medidas caseiras para aliviar o problema e resolver paliativamente o problema. Contudo, caso haja necessidade, não dispensam o auxílio profissional dermatológico, uma vez que a origem das olheiras é variada e deve ser consultada.