Como usar o peróxido de hidrogênio para salvar as suas plantas?

Diferentemente de muitos outros patógenos com sintomas semelhantes, esse problema fúngico se assemelha ao nome que recebe.

Se você já se deparou com o oídio em suas plantas, sabe que é fácil identificá-lo. Diferentemente de muitos outros patógenos com sintomas semelhantes, esse problema fúngico se assemelha ao nome que recebe. Saiba como controlar o oídio no seu jardim com peróxido de hidrogênio!

A propagação do oídio e sua identificação

Como todos os problemas fúngicos, o oídio se espalha por meio de esporos. Esses patógenos são transportados pelo vento a partir de uma planta infectada, caem sobre uma planta saudável e a infecção começa.

Quanto mais cedo você identificar o oídio em suas plantas, mais eficaz será o tratamento. O oídio prospera em ambientes secos, quentes e úmidos, portanto, quando essas condições estiverem presentes, mantenha um olhar atento sobre seu jardim e trate qualquer surto o mais rápido possível.

Leia mais: 7 plantas ideais para transformar cantinhos em jardins

O uso do peróxido de hidrogênio

Você pode já estar usando peróxido de hidrogênio em seu banheiro como um desinfetante. Ele também é uma solução poderosa e eficaz para infecções, é acessível para comprar e pode ser encontrado na maioria das lojas de departamento.

As mesmas propriedades que o tornam eficaz em ferimentos também o tornam útil contra patógenos do jardim. No entanto, borrifar peróxido de hidrogênio não diluído nas folhas pode danificar gravemente os tecidos delicados das plantas, potencialmente matando a planta.

Você precisa da proporção correta de água para peróxido para torná-lo seguro para folhas delicadas. Procure uma solução de peróxido de hidrogênio a 3%, sendo a opção padrão disponível na maioria das lojas.

Misture 1 colher de sopa de peróxido por galão de água. Borrife a parte superior e inferior das folhas de suas plantas com a mistura assim que observar sinais de oídio. Repita semanalmente, conforme necessário.

Leia mais: Spray caseiro afasta os insetos de suas plantas de forma natural – Veja como fazer!

Descarte das plantas infectadas

Você pode pensar que controlar o oídio até que uma planta tenha expirado ou perdido suas folhas é o fim dos problemas. No entanto, os esporos fúngicos permanecerão em toda a vegetação infectada, sendo importante descartar a folhagem para tentar evitar os mesmos problemas no próximo ano. Nunca coloque plantas com qualquer tipo de doença, incluindo problemas fúngicos, em sua pilha de compostagem.

Se a infestação estiver em uma árvore ou arbusto, junte todas as folhas no final da estação. Coloque-as em um saco e jogue-as fora, ou queime-as, se isso for permitido em sua área. As plantas do jardim devem receber o mesmo tratamento.

Colete cuidadosamente todas as plantas afetadas, incluindo folhas e caules, e jogue-as fora ou adicione-as a uma pilha de queima, mantendo os cuidados necessários para evitar a propagação do fogo. Embora o oídio nunca desapareça completamente, mantê-lo controlado e seguir as práticas adequadas de descarte pode ajudar a reduzir sua reaparição no seu jardim no próximo ano.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.