Por que você deve evitar colocar vegetais em sacolas plásticas? Entenda!

A utilização de sacolas plásticas para organizar a geladeira tem crescido muito. Apesar disso, esse hábito não é uma boa escolha para nossa saúde.

Mesmo com o movimento antiplástico tomando força nos últimos tempos, a utilização de sacolas plásticas não foi deixada de lado. Ao contrário, tem se tornado cada vez mais comum usar sacos organizadores para armazenar os vegetais na geladeira.

Plásticos, todavia, nem sempre são indicados para esse fim, podendo ser tóxicos para nós. Entenda as razões para não colocar seus vegetais em sacolas.

Por que não usar sacolas plásticas?

As sacolas plásticas que encontramos nos supermercados ou até aqueles sacos com fecho próprios para armazenamento são, normalmente, de baixa qualidade, compostas por materiais químicos tóxicos se ingeridos.

LEIA MAIS: Truque da sacola plástica na máquina de lavar que irá salvar as suas lavagens!

Nesse sentido, quando colocamos os vegetais nessas embalagens e os deixamos ali por um tempo, esses compostos podem contaminar os alimentos que, no futuro, irão ser consumidos.

Além disso, deixar os alimentos abafados pode acelerar o processo de decomposição, estragando-os em menos tempo.

Isso ocorre porque, com a falta de circulação de ar, junto à umidade dos alimentos, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e mofo.

Vale ressaltar ainda que alguns vegetais precisam estar em temperatura ambiente, como tomate, pepino e abóbora.

Qual a melhor forma de armazenar com segurança?

A fim de evitar desperdício de dinheiro, aumentar a durabilidade dos alimentos e manter uma alimentação saudável, entenda quais são os cuidados necessários que devemos tomar com nossos vegetais.

LEIA TAMBÉM: Como organizar sua geladeira para seus itens durarem bem mais?

Higienize bem seus alimentos para facilitar o consumo. Antes de guardá-lo, certifique-se de que ele estará bem seco, pois o excesso de umidade pode fazê-lo estragar mais rápido. Opte por armazená-los em sacolas de papel, vasilhas de vidro ou sacos de plásticos de boa qualidade.

Lembre que nem todos os alimentos se dão bem com a baixa temperatura da geladeira. Alguns vegetais, como o pepino e a abóbora, duram mais quando deixados fora da geladeira, à temperatura ambiente.

Outros, mesmo na geladeira, são mais sensíveis ao frio, como cebolinha e rúcula, que precisam ficar na parte inferior do eletrodoméstico.

Dessa forma, evitando os plásticos de baixa qualidade e escolhendo a maneira e o local corretos para deixar seus vegetais, você não arrisca consumir alimentos contaminados e ainda aumenta a durabilidade deles.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.