Você já fez compras por impulso? Responda a estas perguntas e veja como se controlar!

Você acha que está dentro da porcentagem de pessoas que compram por impulso?

Você se depara com um produto com preço atraente e não hesita em comprar? Pois bem, essas aquisições, realizadas sem pesquisa ou planejamento, motivadas por desejos passageiros, são qualificadas como compras por impulso.

Esse é um hábito muito comum que pode levar ao endividamento no cartão, impactando sua vida financeira e, consequentemente, sua saúde mental. De fato, esse problema afeta muitas pessoas e pode assumir proporções significativas.

LEIA TAMBÉM: 4 coisas que você precisa saber antes de comprar um robô aspirador!

O que é “comprar por impulso”

As compras por impulso são aquelas que a pessoa faz impulsivamente, ou seja, sem planejamento ou organização financeira – muitas vezes, sem necessidade e em momentos de euforia, sentimentos e emoções que atuam como gatilhos de compra.

  • Você já se sentiu mal ou triste por algum motivo e se sentiu melhor após fazer compras?
  • Você já comprou um item como recompensa, justificando que “trabalhou muito e, por isso, merece”?
  • Você já foi a uma loja para comprar um item, mas voltou com outros?

Se você respondeu “sim” a essas perguntas, é provável que já tenha feito compras por impulso. Mas afinal, por que isso acontece?

Causas

As causas para as compras por impulso podem ser bastante variadas, mas costumam estar associadas à dor emocional que leva as pessoas a buscar conforto e alívio imediatos. O problema é que essa sensação não dura muito, então elas sempre acabam fazendo novas compras.

Ou seja, comprar se torna um comportamento para lidar com a angústia, tristeza e solidão.

Como evitar

O primeiro passo é o planejamento financeiro, fundamental para conseguir administrar o orçamento mensal, com a relação de todas as despesas em uma tabela financeira. Assim você terá uma visão mais clara dos limites de dinheiro que você deve impor a cada tipo de gasto na sua rotina.

LEIA TAMBÉM: Compra inteligente: 10 itens aleatórios que te farão economizar muito dinheiro

Porém, se o seu descontrole estiver diretamente ligado à desorganização emocional, a melhor forma é procurar um profissional da área de saúde para encontrar outros meios de descontar os sentimentos de outras maneiras que sejam saudáveis e não te prejudique.

O autocontrole e a tomada de decisões racionais são fundamentais para vencer esse desafio. Com um bom planejamento financeiro e um bom acompanhamento, você fica mais atento na hora de fazer compras.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.