Você pode estar manipulando alguém sem perceber – Veja 3 sinais!

Você sabia que pode estar manipulando alguém mesmo sem saber? Isso é comum de acontecer! Veja algumas atitudes que demonstram isso.

Sempre alertamos sobre os riscos de lidar com pessoas manipuladoras. Muitos conseguem detectar essas características em outros, evitando assim ser vítimas desse tipo de comportamento.

Porém, já se perguntou se a pessoa manipuladora poderia ser você mesmo? É comum que indivíduos manipuladores não se deem conta de suas ações, já que nem sempre atuam de forma consciente.

Obviamente, há aqueles que manipulam deliberadamente, aprimorando cada vez mais suas estratégias para fazer novas vítimas. No entanto, quando você está emocionalmente desequilibrado, pode exercer manipulação sem sequer notar.

Por isso, listamos alguns sinais que podem indicar que você está sendo manipulador. Veja abaixo:

Você usa o tratamento do silêncio

Quando alguém faz algo que desagrada você, simplesmente deixa de falar com a pessoa como uma forma de punição. Nesse período, o outro fica tentando de todas as maneiras chamar sua atenção, já que se sente perdido em relação aos seus sentimentos e intenções.

É compreensível que precise de um tempo para refletir ou se acalmar após uma discussão. Mas ignorar a existência da outra pessoa é jogar com seus sentimentos. Se necessitar de um intervalo, basta comunicar e estipular um prazo para que ela fique mais tranquila. Por exemplo, “Preciso de um dia para pensar, depois conversamos”.

Se você busca punir a pessoa ao se afastar, esse é um sinal claro de que algo está errado no relacionamento, seja ele qual for. O diálogo deve ser sempre a prioridade se o objetivo é resolver a situação.

Você pratica chantagem emocional

Você conhece o afeto que a pessoa tem por você e se aproveita disso para conseguir o que quer. Frases do tipo “Se você me amasse, faria isso para mim” são frequentes e podem tornar-se um fardo para o outro.

A pessoa se vê pressionada a fazer coisas para provar que seus sentimentos são verdadeiros, transformando o amor ou o carinho em uma espécie de dever. Isso está longe de ser um relacionamento saudável.

Se busca um afeto verdadeiro, deve aceitar o que o outro está disposto a oferecer. É possível compartilhar suas expectativas em um relacionamento, mas não impor suas vontades por meio de chantagem.

Você se vitimiza

Assumir o papel de vítima pode ser confortável para alguns, já que isso afasta a sensação de culpa e atrai atenção. Contudo, estar sempre nessa posição pode ser desgastante para quem está ao seu redor, e fragilizar relações.

Impor aos outros a responsabilidade constante de resgatá-lo, ampará-lo ou aconselhá-lo é um fardo pesado. Isso faz com que se sintam inibidos em apontar suas falhas, pois você sempre parece estar passando por dificuldades.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.