Xô, preguiça! 5 exercícios físicos para fazer no friozinho do inverno

Encontre opções para treinar em ambientes fechados e mantenha-se ativo durante toda a estação fria

Embora o frio traga a vontade de ficar no sofá comendo besteira, não dá para deixar de ser ativo e saudável. Mesmo treinar nos dias gelados parecendo uma batalha, existem opções de exercícios físicos para fazer no inverno que ajudam a manter o foco.

Se você está entre as pessoas que colocam a culpa do sedentarismo nas baixas temperaturas, acabou a desculpa! Confira a lista abaixo e movimente esse corpo!

5 exercícios para fazer no inverno

Musculação

A musculação é uma ótima opção entre os exercícios físicos para fazer no inverno. Nas academias, além de contar com um ambiente aquecido e confortável, você pode contar com o auxílio de um personal trainer. O profissional pode ajudar, por exemplo, a montar uma série de exercícios de acordo com seus objetivos, seja emagrecimento, ganho de massa magra ou hipertrofia.

Porém, se a ideia de sair de casa ainda causa resistência, você pode buscar orientação profissional para adaptar os exercícios e realizar as atividades dentro do seu lar. Um educador físico poderá fornecer dicas valiosas de como substituir os pesos e aparelhos por objetos comuns do dia a dia.

LEIA MAIS: 3 coisas que você NÃO deveria fazer após se exercitar (mas muita gente faz)

Ciclismo

O ciclismo é uma modalidade em ascensão nos últimos anos e pode ser praticado mesmo durante o inverno. Segundo pesquisa realizada pela Strava, o número de deslocamentos com bicicleta aumentou em seis das sete capitais de estados do Brasil em 2021.

Pedalar fortalece principalmente os músculos das pernas e glúteos, tonificando-os. Além disso, a prática ao ar livre pode proporcionar um contato mais próximo com a natureza, dependendo do local escolhido.

No entanto, para evitar problemas de saúde, é importante utilizar roupas de proteção térmica adequadas. Se preferir não sair de casa ou se locomover pela cidade, você também pode optar por uma bicicleta ergométrica.

Caminhadas e Corridas

A caminhada regular também é um dos exercícios físicos para fazer no inverno. Democrática, pode ser a opção para todas as pessoas, independentemente da idade ou biotipo. Um de seus principais benefícios é, sem dúvida, o aumento na produção de endorfinas, hormônios que estão relacionados ao bem-estar, proporcionando mais energia e disposição para as tarefas diárias.

Assim como o ciclismo, caminhar ou correr ao ar livre também oferece a oportunidade de estar em contato com a natureza, o que é benéfico para a respiração. Além disso, praticar exercícios em grupo pode ser uma motivação extra para sair de casa e se movimentar.

Caso a preguiça persista, você pode optar por utilizar uma esteira, tanto em casa quanto na academia, controlando a intensidade e adicionando tempo conforme sua preferência.

Danças

Dançar é uma opção válida e divertida para os dias mais frios. Além de movimentar o corpo, a dança auxilia na melhora da autoestima, flexibilidade e pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Mesmo aqueles que nunca praticaram atividades físicas podem começar a dançar.

Existem diversos estilos de dança disponíveis em escolas e academias, mas as plataformas online oferecem uma variedade ainda maior, além da possibilidade de repetir os movimentos caso não sejam assimilados facilmente. Professores ensinam passo a passo as coreografias de forma didática, permitindo que pessoas de diferentes idades participem.

LEIA TAMBÉM: Melhor não mexer com eles! Os 5 signos mais perigosos do horóscopo

Natação em piscina aquecida

Sim, a natação é um dos exercícios físicos para praticar no inverno. A modalidade fortalece os músculos e auxilia o sistema respiratório. Basta procurar academias que disponibilizem piscinas aquecidas.

É importante destacar que, ao praticar natação no inverno, é fundamental utilizar trajes adequados que ajudem a manter a temperatura corporal ideal.

Não deixe que o frio do inverno torne seus dias sedentários. Aproveite as opções de exercícios mencionadas acima para manter-se ativo e saudável durante essa estação. Lembre-se de consultar um profissional de educação física para orientação e adaptar os exercícios de acordo com suas necessidades e limitações. Cuide do seu corpo, mesmo nos dias gelados, e desfrute de todos os benefícios que uma rotina de exercícios físicos pode proporcionar.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.