3 sinais importantes de que o seu pet está com pulgas
Existem algumas maneiras de identificar se o seu animal de estimação está ou não com pulgas. Veja aqui como fazer isso!
Para quem é tutor de pets, em especial de cachorros, as pulgas podem ser um grande problema. Isso não quer dizer que gatos não possam passar pelo mesmo problema, no entanto, os felinos costumam ficar dentro dos apartamentos, diminuindo as chances de contágio. Porém, se seu gato costuma sair e ficar na rua, ele também está predisposto a pegar pulgas em algum momento.
Esse problema geralmente começa com alguns arranhões aqui e ali. Inclusive, em alguns momentos, é possível ver algumas manchas pela casa que indicam a presença de pulgas.
No mundo, existem mais de 2.500 espécies distintas desses insetos, e as mais comuns entre cães e gatos são a Ctenocephalides felis ou a Ctenocephalides canis. Portanto, é muito importante que todo tutor esteja ciente dos sinais que indicam que o animalzinho de estimação pode estar com pulgas. Para saber quais são esses sinais, leia este artigo na íntegra!
3 sinais que indicam que seu pet está com pulgas
Ele está se coçando
Um dos sinais mais substanciais de que o seu pet está com pulgas é o fato dele começar a se coçar com muita frequência. Portanto, se você notar um aumento nesse comportamento, comece a desconfiar, pois as chances dele ter sido contaminado são bem grandes.
Os cachorros e gatos começam a se coçar porque, além de as pulgas causarem uma dor aguda quando mordem o corpo deles, as glândulas salivares desses insetos liberam uma substância que consegue irritar os pets, causando uma sensação de coceira. Por isso, se você perceber que seu pet está se coçando muito, tome providências para combater as pulgas.
LEIA MAIS: Pulgas passam para humanos? Descubra como elas atacam!
Ele está deixando sujeiras por onde passa
Comumente, quando algum cachorro ou gato está com pulgas, ele apresenta uma sujeira conhecida como sujeira de pulga, um tipo de ponto preto que lembra muito pimenta-do-reino moída. Assim, tente identificar esses pontinhos pretos na pele do seu animal de estimação ou até mesmo em algum lugar em que ele costuma ficar deitado para dormir, como o sofá, o tapete da sala ou aquela poltrona que gatos costumam tomar conta.
Essas manchas, na realidade, são pedaços de sangue seco que acabaram secando e enegrecendo. Portanto, se você se deparar com elas em alguma superfície, seja no corpo do animal ou em algum lugar que ele fique por muito tempo, as chances de serem pulgas são enormes. Nesses casos, é preciso tomar providências para livrar seu pet desses parasitas.
LEIA TAMBÉM: Por que os cachorros gostam de morder mãos? Saiba como ensiná-lo a parar!
Ele está perdendo pelo
Existe uma diferença entre a queda natural dos pelos e a queda não natural. Usualmente, a queda natural ocorre em trocas de estações. Por exemplo, no inverno, os gatos costumam produzir muito mais pelagem para manter-se aquecidos e não passar frio. Porém, com a chegada das estações mais quentes, como a primavera e o verão, os gatos começam a soltar esses pelos que cresceram para poder fazer a manutenção do seu calor corporal.
No entanto, se seu animal começar a perder pelos fora de época, isso não é culpa diretamente das pulgas, mas sim de toda a coceira que elas causam. Isso porque esses insetos geralmente reúnem-se em partes que são mais difíceis de serem alcançadas pelos animais, como o pescoço, as omoplatas, a base da cauda e ao longo de toda a parte de trás das pernas.
Esses são os lugares em que os animais só conseguem alcançar mordendo, ou seja, eles começam a morder as pulgas e arrancar os próprios pelos. Assim, com o passar do tempo, essa movimentação pode fazer com que esses lugares comecem a ficar expostos e sem pelos. Portanto, se seu animalzinho está se mordendo muito e com falhas na pelagem, ele com certeza está contaminado. Assim, é necessário tomar as medidas cabíveis para reverter a situação e melhorar a saúde do seu pet.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!