4 dicas para manter suas plantas vivas ao viajar e curtir sua folga tranquilo(a)!

Existem alguns métodos que você pode utilizar para manter suas plantas saudáveis enquanto estiver viajando. Confira quais são eles aqui!

Em mundo regido pelo trabalho, o momento mais aguardado por todos que possuem uma jornada robusta é sair de férias. Afinal, durante esse período, é possível ficar alguns dias sem nenhuma preocupação com o emprego. No entanto, isso não quer dizer que não haverão momentos estressantes, sobretudo se você planeja viajar para lugares distantes.

Isso porque se você possui pets ou muitas plantinhas, por exemplo, viajar pode ser conflituoso. Felizmente, este post pode te ajudar a resolver um desses problemas. Quer saber como manter as suas plantas hidratadas e saudáveis enquanto você estiver viajando? Então, continue a leitura deste post e confira aqui algumas dicas que separamos para você.

4 dicas para manter suas plantas vivas ao viajar

Foque no método de absorção da água mais tradicional

Inicialmente, vale dizer que você não precisa fazer nada muito engenhoso para manter as suas plantas bem hidratadas enquanto estiver viajando. É possível fazer isso utilizando somente um recipiente grande de água, como um balde ou um vaso. Além disso, também será preciso um pouco de corda de algodão. Você encontra esse material com facilidade em qualquer loja de ferragens.

Então, para manter as suas plantas hidratadas e bem cuidadas enquanto estiver fora, basta cortar um pedaço da corda de algodão que seja longo o suficiente para caber entre o fundo do recipiente que você escolheu e o solo da sua planta. Você deve empurrar alguns centímetros de corda para a parte que se encontra abaixo da superfície da terra. No entanto, é preciso ter cuidado para não afetar as raízes da planta nesse processo.

Dessa maneira, a corda de algodão fará com que a sua planta sempre absorva a quantidade de água que precisa para se manter viva, tratando-se, de fato, de um processo bem simples.

Crie um sistema de gotejamento

Você provavelmente já viu um daqueles globos de vidro comumente utilizados para regar as plantas. Se você já viu um desses e não está em condições de comprá-lo, saiba que não é necessário. Afinal, esse sistema pode ser facilmente reproduzido com coisas que você tem em casa.

Para isso, você só precisa de uma garrafa PET, como as de refrigerantes. Uma única garrafa funciona perfeitamente para um vaso pequeno ou médio. Então, você precisa fazer vários furos para a drenagem perto do topo da sua garrafa. Após isso, basta encher a garrafa de plástico com água, virá-la de forma rápida e mergulhá-la nos primeiros centímetros de terra da sua planta. Dessa maneira, a água que você colocou irá regar a terra lentamente à medida que o solo for secando.

LEIA MAIS: 4 plantas para ter na sua casa no início de ano de 2023; confira!

Regue as suas plantas muito bem antes de sair de casa

Se você não quiser montar nenhum tipo de estrutura para regar as suas plantas por falta de tempo, saiba que existem outras alternativas que também cumprem essa função. Assim, se os seus vasos possuem uma drenagem boa, por exemplo, você pode simplesmente regar as suas plantas muito bem, dando um “banho” nelas. Para isso, você precisa encher a sua pia, como a da cozinha, com alguns centímetros de água.

Então, coloque suas plantas dentro e deixe a torneira ligada por até 3 minutos. Com isso, o próprio solo da planta irá fazer a drenagem da água necessária até as raízes, mantendo-a hidratada por até 6 semanas. No entanto, isso só funciona para viagens rápidas. Se você planeja ficar mais do que uma semana fora de casa, deve utilizar outro método de irrigação.

Faça uma estufa com saco plástico

De fato, a princípio, esse método parece ser nada convencional. Porém, ele é mais simples do que você imagina. Para realizá-lo, você precisa de um saco plástico grande o suficiente para cobrir a sua planta. Então, coloque estacas para que ele não grude nela. Um pouco de contato não faz mal, mas evite deixar o saco plástico colado.

Após isso, você deve regar sua planta muito bem e colocá-la na estufa improvisada, em um local que pegue sol. Dessa maneira, a mini estufa fará com que a água evapore e goteje na planta novamente.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado