4 grandes mentiras que te contaram sobre empreendedorismo
Se você está pensando em empreender, provavelmente já escutou alguma destas mentiras.
Muitas pessoas têm o sonho de empreender e pensam que isso pode ser a solução de todos os problemas financeiros. De fato, o empreendedorismo é um modelo de trabalho bem diferente do CLT, mas nem de longe é mais fácil.
A ideia de ser seu próprio chefe pode parecer perfeita, mas esse modelo não se trata de um conto de fadas. Ter seu próprio negócio é, sim, uma experiência incrível e recompensadora na maioria das vezes, mas é preciso de muito trabalho duro.
Então, se você costuma ouvir sobre algumas “fórmulas mágicas” ou se imagina em um lindo cenário quando virar empreendedor, sugerimos dar uma boa lida nestas mentirinhas que as pessoas costumam espalhar por aí. Veja quais são elas a seguir.
Mentiras que te contaram sobre empreendedorismo
Empreendedores escolhem seu próprio horário
Pode até ser que você tenha maior flexibilidade de horário, porém, é preciso atender a demanda do mercado, e isso significa estar ativo nos horários comerciais.
Independentemente do tipo de empresa que possuir, você terá que lidar com clientes ou funcionários. Portanto, será necessário estar presente na empresa, atento a telefone ou e-mail e, se necessário, envolver-se diretamente na produção.
Terceirizar todas as tarefas e não criar uma rotina de horários para o seu trabalho pode fazer com que sua empresa entre em ruínas mais rápido do que você imagina. Logo, tenha cuidado.
O retorno financeiro vem rápido
Se você investe uma quantia importante de dinheiro em um negócio, precisa entender que não o terá de volta em forma de lucro tão cedo. São raras as exceções em que isso acontece, e geralmente o retorno acontece apenas após alguns anos.
Por isso, não espere lucro rápido na empresa; isso pode levá-lo a desistir cedo demais.
LEIA MAIS: 4 profissões que pagam bem e não exigem nível médio
Você poderá largar os estudos
Se os seus estudos não têm nada a ver com sua área de empreendedorismo, pode até ser inteligente abandoná-los, mas não pense que você nunca mais precisará estudar, pois isso é pura ilusão.
Um bom empreendedor precisa entender de gestão, marketing, finanças e nichos de sua área. Sem essa bagagem, a possibilidade de sucesso diminui muito.
Por isso, mantenha-se atento nas tendências de mercado e na habilidade de gerir um negócio, pois isso é mais que importante para que ele prospere e você consiga colher todo o seu investimento.
Seu talento basta
Você pode ser bom em sua área e conhecer as melhores estratégias para entregar um bom trabalho, mas se não tiver conhecimento na gestão do seu negócio, nada disso bastará.
Por exemplo, você pode ser um ótimo cozinheiro, mas de nada adianta sua comida ser boa se seu restaurante não funciona como deveria, se seus funcionários destratam seus clientes ou se você não tem controle dos seus gastos. Seu talento não salvará uma gestão ruim.
Então, estude muito sobre as principais áreas do empreendedorismo e tenha pessoas de confiança para te auxiliar.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.