5 atitudes comuns na criação de antigamente – e que você não deve repetir com seus filhos!
A criação dos filhos mudou muito nos últimos anos, e hoje os pais educam de uma forma muito diferente. Mas estas coisas aconteciam, veja.
O jeito como criamos nossos filhos é bem diferente do jeito como fomos criados. É claro que algumas pessoas ainda seguem a mesma fórmula de antigamente, porém a maioria está seguindo métodos mais modernos para incentivar esse desenvolvimento.
Com o passar dos anos, estudos de comportamento mostraram que alguns tipos de criação podem prejudicar o desenvolvimento daquele ser humano, bem como tornar sua personalidade deficiente. Isso quer dizer que essa pessoa pode desenvolver algumas falhas de personalidade que acabam atrasando seu desenvolvimento.
Além disso, algumas atitudes que os adultos de antigamente tinham com suas crianças já foram comprovadas que fazem mal à saúde física delas e não apenas acarretam em consequências psicológicas.
Esse tipo de estudo fez com que os pais optassem por outras formas de educar e criar seus filhos, visando uma saúde mental e física plena, para que eles pudessem alcançar o melhor desenvolvimento e se tornarem pessoas melhores.
Confira, então, alguns exemplos de atitudes que eram comuns nas criações de antigamente, que você provavelmente não tomaria com seus filhos:
Atitudes que eram comuns, mas que você não tomaria com seus filhos
Fumar perto deles
Todos sabem dos malefícios do cigarro para a saúde, ainda mais para organismos que estão se desenvolvendo. Antes era comum os pais fumarem próximos aos filhos e até durante a gestação, mas hoje vemos isso com cada vez menos frequência.
Esse exemplo tem diminuído bastante o número de pessoas fumantes, pois o exemplo dos pais contava muito para a iniciação neste vício. O pulmão das crianças agradece, e todos a sua volta também.
LEIA MAIS: 5 pontos de atenção do uso do ChatGPT – e que não se pode ignorar!
Deixar os bebês chorando sozinhos
Pode parecer cruel (e é), mas isso era muito comum antigamente. Acreditava-se que muitas vezes os bebês choravam por manha e que pegá-los toda hora no colo os acostumava a querer ficar sempre no colo.
Por isso, quando o bebê estava alimentado e aparentemente limpo e confortável, muitos pais os deixavam chorando “até cansar”, para que não se acostumassem a persuadir os adultos.
Deixar os filhos sozinhos em casa
Mexer na tomada, no fogo, ingerir algo tóxico, cair de uma altura, sair de casa ou se sentir completamente desesperado, são alguns dos problemas que podem acontecer quando se deixa uma criança sem supervisão em casa.
É de extrema irresponsabilidade deixar uma criança sozinha em casa, mesmo que seja uma ida rápida ao mercado, mas muitos pais faziam isso há poucas décadas atrás.
Muitas vezes aproveitavam que as crianças estavam dormindo e davam uma saidinha, ou até mesmo as deixavam distraídas assistindo televisão. Hoje em dia a maioria dos pais nem cogitam essa possibilidade e sempre chamam alguém para ficar olhando a criança quando precisam se ausentar.
Encher as crianças de doces
Sim, ainda existem muitas crianças que exageram no doce, mas muitos pais estão mudando a mentalidade quanto a isso. Quando crianças, antigamente, muitas pessoas comiam doces no café da manhã, o que dificultava a aceitação de outros alimentos mais tarde.
Hoje em dia já se sabe dos malefícios do açúcar para o organismo, principalmente de pessoas muito jovens, como crianças. Dessa forma, já está rolando uma cultura de não oferecer esse tipo de alimentação, para preservar a saúde e criar bons hábitos nestas crianças.
Bater nas crianças
Já foi comprovado que bater em crianças as deixam mais violentas, e que existem formas mais eficazes de educar. E se formos parar para pensar, não faz sentido bater em uma criança, já que é proibido bater em adultos, não é?
Desde ameaças, até verdadeiras surras, eram comuns há um tempo atrás, e isso deixou muitas marcas em quem passou por isso. Incentivar a fazer o certo, e conversar de forma clara, é o método mais utilizado hoje em dia, apesar de alguns pais ainda insistirem e castigar fisicamente seus filhos.
LEIA TAMBÉM: Como superar o medo de dormir sozinho? Confira essas 3 dicas!
Dar comida para recém-nascidos
Hoje em dia, a partir de estudos científicos, a recomendação dos pediatras é que os bebês não consumam nada, além do leite materno, até os seis meses de idade. O leite materno é capaz de alimentar totalmente o recém-nascido, sem a necessidade de oferecer nem mesmo água.
Porém, alguns anos atrás, era comum oferecer alguns alimentos antes dessa idade. Chás, frutinhas amassadas, papinhas especiais, são alguns exemplos do que eram oferecidos para recém-nascidos.
Hoje se sabe que essa atitude pode prejudicar a saúde da criança, e muitos pais seguem à risca as recomendações médicas.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.