5 pontos de atenção do uso do ChatGPT – e que não se pode ignorar!

A mais recente inovação tecnológica de IA tem gerado debates, entenda o porquê.

Você certamente deve ter se deparado com a palavra “ChatGPT” nos últimos dias. Trata-se de uma ferramenta de IA que promete ser uma verdadeira revolução tecnológica.

O ChatGPT é capaz de gerar textos de forma autônoma, baseando-se no conteúdo disponível na internet. Mas como nem tudo que está na internet é confiável, não é difícil imaginar os riscos de usar o ChatGPT de forma descuidada. Confira a seguir alguns desses riscos.

Riscos relacionados ao uso do ChatGPT

Propagação de desinformação

O ChatGPT tem um grande potencial de propagar desinformação, pois se baseia em uma numerosa quantidade de dados disponíveis na internet. O algoritmo não é capaz de verificar a exatidão da informação, o que pode gerar respostas falsas ou enganosas. No caso de dados incorretos ou informações incompletas, as respostas geradas pelo programa vão refletir a insuficiência de informações.

LEIA MAIS:Mais uma do ChatGPT! Homem publica livro em 3 dias com a ferramenta; saiba mais!

Plágio

A criação do ChatGPT originou diversos debates sobre plágio, visto que o algoritmo é capaz de gerar um texto com conteúdo similar a outro utilizando palavras distintas, o que pode ser enquadrado como cópia. O ChatGPT ainda não é capaz de criar respostas originais e criativas por si só, e o seu uso tem preocupado principalmente a comunidade acadêmica.

Criação de malware

Devido à sua capacidade de gerar código em muitas linguagens de programação se solicitado, como python, javascript e C, o ChatGPT pode criar um malware — software malicioso que causa danos ao seu dispositivo. O malware pode coletar dados sensíveis dos usuários e piratear todo o sistema ou uma conta de e-mail para obter informações importantes.

Quebra de privacidade

O uso de modelos de linguagem IA traz questões sobre a privacidade e segurança dos dados pessoais utilizados para treinar e melhorar esses sistemas. A retenção dos dados e informações sensíveis do usuário pode constituir uma ameaça se os dados forem mal utilizados. Em termos simples, todas as suas conversas podem ser armazenadas e revisadas por desenvolvedores humanos que analisam e melhoram o modelo de IA.

LEIA TAMBÉM: Professor de filosofia adota ChatGPT em aula e muda método de ensino

Dependência

A dependência de modelos de linguagem IA pode resultar num declínio do pensamento crítico e na capacidade de resolução de problemas entre os indivíduos e a sociedade como um todo, limitando o crescimento pessoal e a capacidade de tomada de decisões, principalmente entre estudantes. Escolas e universidades já levantaram preocupações sobre o uso do ChatGPT na escrita de trabalhos escolares e têm proibido o uso dele.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado