5 coisas que você NUNCA deve fazer com seu dinheiro

Existem algumas coisas que você não deve fazer com o seu dinheiro, os ditos “investimentos falhos”. Confira aqui quais são!

A sociedade moderna evoluiu até um determinado ponto em que o modelo de produção capitalista passou a imperar quase que na totalidade no mundo do século XXI. Isso significa que o dinheiro transformou-se em um item essencial para a existência das pessoas. Por meio dele, é possível adquirir patrimônio, comprar bens e serviços. Ou seja, na sociedade moderna, cuidar do dinheiro tornou-se algo fundamental.

Assim, existem coisas que você pode fazer com o dinheiro para valorizá-lo e outras que você definitivamente não deve fazer com ele. Em um mundo que gira em torno do capital, tomar más decisões financeiras e cair em ilusões de falsas propostas podem ser fatores decisivos na vida. Quer saber o que você jamais deve fazer com o seu dinheiro? Acompanhe as dicas a seguir!

5 coisas que você jamais deve fazer com o seu dinheiro

Nunca gaste acima do que você ganha

Atualmente, um dos grandes problemas das pessoas é tentar viver uma vida que excede a possibilidade financeira que elas têm. Nesse sentido, é preciso entender que um dos princípios da construção de riqueza é viver sempre abaixo do lucro total. Afinal, só é possível guardar dinheiro ao gastar menos do que se ganha.

Para fazer dinheiro na era do capital, é necessário ter o item mais precioso: o próprio capital. Portanto, poupar e investir deve ser uma das prioridades de quem quer mudar de vida e alçar novos voos. Uma dica preciosa que você pode aproveitar é guardar 10% de seu salário no banco e, com o passar do tempo, começar a investir esses valores.

LEIA MAIS: 5 despesas que esvaziam aos poucos a sua carteira todo mês

Nunca faça compras quando você está com um estado emocional aflorado

Pessoas que ficam angustiadas com algo e afogam todos os seus problemas em compras são mais comuns do que você imagina. Portanto, uma das melhores decisões que você pode tomar é evitar fazer compras quando estiver se sentindo para baixo e sem perspectiva. Isso porque a ideia de que gastar dinheiro fará com que você fique feliz de novo é verdade apenas até certo ponto.

Por exemplo, é verdade que você ficará feliz comprando um sapato novo porque estava triste. No entanto, essa tristeza irá retornar quando você for pagar a fatura do cartão e perceber que excedeu o seu limite de compras.

Além disso, outra ótima ideia é evitar vendedores mais agressivos, que ficam tecendo elogios a todo o momento para forçar você a comprar um produto. Se você está triste, o melhor lugar para procurar conforto é nos braços dos seus amigos ou da sua família, e não nos braços dos vendedores das lojas.

Nunca perca o controle do seu dinheiro

Podemos dizer que um dos problemas mais estruturais no controle do dinheiro é “fechar os olhos” para determinadas despesas e receitas pessoais que não consideramos gastos fixos. Você conhece aquela pessoa que toda semana sai para beber com os amigos e não contabiliza esses gastos como mensais, por exemplo? Isso é muito comum entre as pessoas.

Para poder ter uma boa gestão do seu dinheiro, é imprescindível saber exatamente para onde ele está indo e onde ele está sendo investido. Quanto mais você gasta sem controle, menos dinheiro você tem e as chances de conseguir conquistar patrimônio e gerar mais capital acabam ficando cada vez mais baixas. É preciso, portanto, sempre manter uma receita e despesas que condizem com a sua realidade financeira, contabilizando cada centavo que você gasta aqui e ali.

Nunca publique quanto dinheiro você tem ou quanto você ganha nas redes sociais

Outra dica valiosa é que você jamais deve publicar em redes sociais os investimentos que você faz e quanto você ganha. O seu status financeiro deve sempre ser mantido em sigilo. Quando você começa a compartilhar esse tipo de conteúdo, automaticamente, deixa aberta sua vida financeira e pode acabar atraindo pessoas mal intencionadas. Por isso, se os seus investimentos estiverem dando certo, mantenha-se sempre estável e confiante.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas de motivação para ir trabalhar – Coloque-as em prática!

Nunca assine um contrato que você não entende

Uma das melhores formas de cuidar do seu dinheiro é manter-se afastado de contratos que você não entende. Sempre que for oferecido um contrato de compra, locação ou qualquer outro, é necessário ter um especialista que diga se ele vale a pena ou não ser assinado. Muitas pessoas acabam perdendo quantias significativas de dinheiro por assinar contratos que não entendem.

Gostou deste conteúdo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado