5 erros que pessoas emocionalmente imaturas cometem em relacionamentos
Manter um relacionamento amoroso não é tão simples, e estar ao lado de uma pessoa emocionalmente imatura torna ainda mais difícil.
Todo mundo sabe que hoje em dia está mais difícil manter um relacionamento sério, muito disso devido à impaciência das partes, bem como à falta de maturidade para lidar com tudo que um relacionamento demanda.
A verdade é que um namoro ou casamento precisa ser constantemente construído, o que requer escolhas, renúncias, e nem todos estão preparados para isso. É por isso que pessoas sem maturidade emocional acabam perdendo seus relacionamentos por bobagens.
Hoje trouxemos alguns exemplos de erros que pessoas sem maturidade emocional cometem em um relacionamento. Se você comete algum deles, é melhor repensar seu comportamento.
Não respeita os limites do parceiro
Na vida e dentro de um relacionamento, todos têm limites, que variam de acordo com a personalidade ou vivências de cada um. Quando alguém sinaliza esses limites, é preciso respeitá-los para manter uma boa convivência.
Existem pessoas que não gostam de falar sobre sentimentos, outras que preferem ficar sozinhas para curtir a própria companhia por um tempo, outras que não aceitam ser faladas de um jeito específico.
Esses são apenas alguns exemplos, mas uma pessoa que não respeita os limites do parceiro acaba forçando situações que os deixam desconfortáveis, tudo isso para benefício próprio. Isso não é nada saudável e pode causar desgastes no relacionamento e até mesmo levá-lo ao fim.
LEIA MAIS: 6 coisas que casais felizes fazem todo dia e você também deveria fazer
Evita conversas difíceis
Ninguém gosta de sentar para conversar sobre assuntos difíceis, especialmente quando há um conflito no relacionamento. No entanto, quando há um conflito, é preciso resolvê-lo, e não simplesmente fingir que não está acontecendo e deixar passar.
Pessoas sem maturidade emocional fogem de conversas desse tipo e se escondem atrás de promessas vazias ou simplesmente do silêncio, adiando uma situação que poderia ser resolvida com uma simples discussão.
Tratamento de silêncio
Já que mencionamos o silêncio, existem pessoas que o usam como forma de punição para o parceiro quando ocorre uma briga. Essa é uma forma de manipulação emocional e pode deixar cicatrizes profundas no relacionamento e na pessoa que sofre a punição.
O silêncio não constrói nada, e a pessoa que recebe esse tratamento fica angustiada, muitas vezes sem saber o que fazer. Quando há uma briga, é normal tirar um tempo para pensar, mas isso é diferente de simplesmente parar de falar com a pessoa para puni-la.
Jogam sempre a culpa no outro
Em vez de sentar, conversar e tentar encontrar uma solução para o problema que o casal está enfrentando, a pessoa imatura emocionalmente costuma colocar a culpa apenas no outro, não reconhecendo sua própria responsabilidade na situação.
Esse tipo de pessoa só quer se eximir da culpa, jogando um jogo para fazer a outra pessoa se sentir mal e acabar pedindo desculpas para que as coisas se acalmem, enquanto se coloca como vítima da história.
LEIA TAMBÉM: Dinheiro, limpeza… Veja os 10 motivos mais comuns das brigas de casais!
Ficam remoendo o passado
Em meio a uma discussão, a pessoa costuma trazer à tona os erros passados do outro ou permite que traumas de relacionamentos anteriores invadam o relacionamento atual. Elas não conseguem viver no presente e analisar a situação atual.
É difícil resolver os novos problemas quando a pessoa traz à tona todos os erros passados, e essa não é a maneira de ter um relacionamento saudável. Se o assunto já foi perdoado e resolvido, ele deve ser deixado para trás.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.